Home >> Artigos

"Abrir o coração e permitir que o Ressuscitado faça morada"

Irmã Luana Macedo, mnsg

João 20,19-31

Oração

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Coloquemo-nos sob a luz do Espírito de Deus, para que nos ajude a rezar melhor a Palavra de Deus.

Santo Espírito de Deus, vinde sobre mim, sobre minha casa e sobre todos nós. Que a Vossa Luz Divina nos ilumine, retirando de nós toda a raiva e toda a escuridão. Vós, que sois a alma da Igreja, vinde e renovai, a fim de que ela seja sempre testemunha do Teu Reino de Amor. Vossa força nos ajude nos momentos em que a fraqueza quiser ocupar espaço em nossas vidas. Espírito Santo, que em Pentecostes manifestaste o poder de Deus, derrame sobre nós os vossos dons. Ajudai-nos a viver a Paz do Senhor nos seus caminhos e permanecer conosco. Santo Espírito Criador, criai em nós um amor grande e forte ao Pai e que nada possa apagar essa chama. Espírito da verdade, manifestai em nós o desejo de conhecer, propagar e viver a Palavra do Senhor. Que ela cresça em nosso coração e dê muitos frutos!

Espírito Santo, guia-nos sempre e nunca vos distancie de nós. Amém.

 

1º - Leitura

O que o texto diz?

Leio e releio o texto de João 20, 19-31.

 

Depois de ler e reler o texto, fixo por um tempo breve, em uma palavra ou frase do texto que mais me chamou a atenção e medito sobre ela.

 

2º - Meditação

O que Deus está me falando?

Este texto vem nos chamar a atenção para a abertura ao Ressuscitado. Os discípulos estavam fechados em si mesmos, com medo, sem esperança, angustiados. Tomé está desiludido e nem está mais presente na comunidade. Porém esta comunidade de discípulos resolve se abrir e deixa que o ressuscitado entre e transforme a realidade de medo e insegurança em esperança de vida nova. Esta experiência chega até Tomé que acaba voltando para a comunidade e também faz a experiência de abrir o coração para o ressuscitado. Este belíssimo relato da ressurreição no evangelho de João nos mostra que quando a comunidade se abre, o Ressuscitado se faz presente através da esperança, do amor, do perdão, da cura...

Neste tempo de "isolamento social", somos convidados a reatar os laços com os mais próximos, ou seja, com quem convivo todo dia, a família... Oportunidade de abrir o coração, as janelas da alma e com a presença do Ressuscitado curar antigas feridas, perdoar as falhas do cotidiano, alimentar a esperança de viver em harmonia e comunhão, comprometer com a vida em plenitude, dando-lhe significado e sentido. Oportunidade de tocar aquela pessoa de nosso convívio que sempre fica distante e alheia aos valores cristãos e convidar-lhe a fazer a experiência de permitir que a escuridão da alma vá embora e que a luz da Ressurreição se faça presente.

Consigo perceber a presença de Cristo ressuscitado em minha vida? Minha vida se transforma toda vez que deixo o ressuscitado fazer morada em mim? Compartilho esta experiência com outros e os contagio, fazendo com que eles queiram também fazer esta experiência?

 

3º Oração

O que o texto me faz dizer a Deus?

 

Fazer a experiência da Ressurreição é motivo de alegria, por isso juntamente com os salmistas rejubilo de alegria, rezando:

Quem poderá dar-nos felicidade, se a luz de teu rosto fugiu de nós? Em troca, infundiste em mim mais alegria do que quando abundam o trigo e o vinho (Sl 4).

Alegrem-se os que em ti buscam refúgio com júbilo eterno; protege-os para que rejubilem em ti os que te amam (Sl 5).

Senhor, vou dar-te graças de todo o meu coração, proclamando todas as tuas maravilhas, vou alegrar-me e exultar em ti (Sl 9).

Alegra-se meu coração e exulta minha alma. Até meu corpo repousa tranquilo... Tu me mostras o caminho da vida, me saciarás de alegria em tua presença, de alegria eterna à tua direita (Sl 15).

Converteste meu luto em dança, mudaste minha roupa de luto em traje de festa. Por isso minha alma canta teus louvores e não fica calada. Senhor, meu Deus, eu te darei graças para sempre (Sl 29).

 

4 - Contemplação

Qual o meu novo olhar? A partir da Palavra.

 

A partir da experiência de Cristo Ressuscitado, deixo que a paz, o amor, o perdão sejam constantes em minha vida e transmito toda esta experiência aqueles que ainda estão na escuridão, fechados em si mesmo, sem esperança.

 

BÊNÇÃO

O Senhor nos abençoe e nos guarde. Amém.

O Senhor mostre para nós a sua face. Amém.

O Senhor nos dê a sua paz. Amém.

Abençoe-nos Deus bondoso e misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

 



+ Leitura Orante


Instituto Nossa Senhora das Graças

Irmãs Gracianas

Por Maria tudo ao Salvador!

FAÇA SEU PEDIDO DE ORAÇÃO

Copyrights © MMXVI Irmãs Gracianas | Produzido e Hospedado por Actio Comunicação | Template by W3layouts | Acessar webmail