Home >> Artigos

4º DOMINGO DA QUARESMA

Irmã Luciana Márcia da Silva

 

Invocação ao Espírito Santo

Espírito Santo, amor do Pai e do Filho, inspirai-me sempre o que devo pensar, o que devo dizer, o que hei de calar, o que hei de escrever, o que hei de fazer, como hei de fazer, para a Vossa glória, para o bem das almas e a minha própria santificação. Ó meu bom Jesus, em Vós ponho toda a minha confiança. Ó Espírito Santo, respirai em mim para que seja santo o meu pensar. Impeli-me ó Espírito Santo, para que seja santo o meu agir. Atraí-me, ó Espírito Santo, para que eu ame o que é santo. Fortalecei-me, Espírito Santo, para que eu proteja o que é santo. Protegei-me, ó Espírito Santo, para que jamais eu perca o que é santo.  Amem.

 Leitura do texto de João 9, 1-38 (ler na Bíblia)

 O que o texto diz?

Coloque um fundo musical, que te ajude interiorizar. Imagine a cena, o que o texto narra, quais os personagens? Jesus, homem cego, discípulos, fariseus, vizinhos e os pais do cego. O texto diz que Jesus está diante de um cego de nascença, Jesus lhe devolve não somente a visão física como também a dignidade de filho amado de Deus. Diante desse sinal, mais uma vez os fariseus rejeitam não somente Jesus como também seus discípulos. 

 Meditação - O que o texto me diz?

O Evangelho relata mais uma vez a salvação que Jesus quer trazer para todos, Ele tem sede de vida digna para todos, mas, nem todos conseguem enxergá-lo, ouvi-lo, escutar sua proposta de vida. Jesus é a luz, não há outra, é óbvio na sociedade contemporânea que existem aqueles que preferem ignorar a existência de Deus não vida, preferem ser cegos, mas Jesus quer devolver a visão para todos que querem enxergar. O que pode ser feito, uma vez iluminados pelo Cristo iluminar aqueles que estão cegos pelo egoísmo, pela globalização da indiferença, do auto isolamento, preferem contar com suas próprias forças do que reconhecer-se limitado diante da luz libertadora do Cristo? Que frutos tenho produzido uma vez iluminada pelo Cristo? Esta luz tem refletido em minha vida pessoal, familiar e comunitária? Tenho enxergado a presença Deus nos acontecimentos atuais ou ainda sou cega diante de minha responsabilidade em iluminar também outros? Neste tempo de incertezas, angústias há um sentimento de impotência de cegueira diante da realidade atual onde somos convidados a voltar para nossas casas, para dentro de nós e nos cuidar de maneira consciente e responsável. É preciso mais do que nunca um cuidado singular com a vida que pede socorro, o mundo está infectado pelo vírus do corona, mas há também tantos vírus que ronda o coração humano, distanciando-o do Deus da Luz. A sociedade atual precisa enxergar, precisa sair desta escuridão e voltar para o Criador. É preciso nos reconhecer frágeis como o cego, indefeso e pedir, Senhor cura-nos, devolva a luz perdida, dê-nos a graça de uma vida nova.  Pelo batismo somos filhos da luz, não se pode esconder esta luz, é preciso iluminar a outros para que eles também vejam e a experimentem.

 Oração - O que a meditação me ajuda a dizer a Deus?

Jesus Luz dos povos e nação vos peço humildemente seja luz para minha vida, para minha família e comunidade. Ilumina a todos que ainda não conseguiram ver em Vós a salvação, a esperança, a vida nova. Vos peço neste momento de trevas em que a humanidade vive, amedrontada, isolada socialmente frente ao COVID 19 que ameaça a todos, ilumine os cientistas, médicos, para que encontre um tratamento eficaz para combater este mau. Que sejamos curados não somente fisicamente, mas também a cura espiritual, emocional aconteça em todos nós. Amém. 

Contemplação/ação

Que compromisso desejo assumir para minha vida? Ouça a voz do coração e faça este compromisso com você e com Deus.

 Bênção

O Senhor nos abençoe e nos guarde! O Senhor nos mostre seu rosto brilhante e tenha piedade de nós! O Senhor nos mostre seu rosto e nos conceda a paz! (Nm 6, 24-27)

Abençoe-nos Deus amoroso e misericordiosos, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

 

Ir Luciana Márcia da Silva, mnsg

lumnsg@gmail.com

 



+ Leitura Orante


Instituto Nossa Senhora das Graças

Irmãs Gracianas

Por Maria tudo ao Salvador!

FAÇA SEU PEDIDO DE ORAÇÃO

Copyrights © MMXVI Irmãs Gracianas | Produzido e Hospedado por Actio Comunicação | Template by W3layouts | Acessar webmail