Home >> Artigos

"ESCUTAI O QUE ELE DIZ"

Irmã Luciana Márcia Silva, mnsg

 

Invocação ao Espírito Santo

 Espírito Santo, amor do Pai e do Filho, inspirai-me sempre o que devo pensar, o que devo dizer, o que hei de calar, o que hei de escrever, o que hei de fazer, como hei de fazer, para a Vossa glória, para o bem das almas e a minha própria santificação. Ó meu bom Jesus, em Vós ponho toda a minha confiança. Ó Espírito Santo, respirai em mim para que seja santo o meu pensar. Impeli-me ó Espírito Santo, para que seja santo o meu agir. Atraí-me, ó Espírito Santo, para que eu ame o que é santo. Fortalecei-me, Espírito Santo, para que eu proteja o que é santo. Protegei-me, ó Espírito Santo, para que jamais eu perca o que é santo.  Amem.

 Leitura do texto Mt 17, 1-9

 1Seis dias depois, Jesus tomou consigo Pedro, os irmãos Tiago e João, e os levou a um lugar à parte, sobre uma alta montanha. 2E se transfigurou diante deles: o seu rosto brilhou como o sol, e as suas roupas ficaram brancas como a luz. 3Nisso lhes apareceram Moisés e Elias, conversando com Jesus. 4Então Pedro tomou a palavra e disse a Jesus: "Senhor, é bom ficarmos aqui. Se queres, vou fazer aqui três tendas: uma para ti, outra para Moisés, e outra para Elias." 5Pedro ainda estava falando, quando uma nuvem luminosa os cobriu com sua sombra, e da nuvem saiu uma voz que dizia: "Este é o meu Filho amado, que muito me agrada. Escutem o que ele diz." 6Quando ouviram isso, os discípulos ficaram muito assustados, e caíram com o rosto por terra. 7Jesus se aproximou, tocou neles e disse: "Levantem-se, e não tenham medo." 8Os discípulos ergueram os olhos, e não viram mais ninguém, a não ser somente Jesus. 9Ao descerem da montanha, Jesus ordenou-lhes: "Não contem a ninguém essa visão, até que o Filho do Homem tenha ressuscitado dos mortos."

Meditação - O que o texto me diz?

Segundo Mateus Jesus se dirige aos discípulos Pedro, Tiago e João e os convida para rezar. Durante a oração Jesus se transfigura diante deles, esse momento perpassa tempo e espaço cronológico, é o Kairós, tempo de Deus. Só quem abre o coração é capaz de rezar e escutar a voz de Deus. Este tempo quaresmal o primeiro convite é escutai-o, segui seus passos. Tenho escutando sua voz? Há duas maneiras de ver a transfiguração de Jesus, Ele se mostrou de modo completamente diferente, era resplandecente, estava em outra dimensão, foi chamado de Meu Filho. Ou os discípulos livres de toda "surdez e cegueira", venceram o preconceito e viram e ouviram Jesus Divino Humano ou ali naquele momento Jesus é confirmado na missão, sua glória foi vista por um instante. Só quem vencer os preconceitos e o individualismo consegue ver a amplitude da missão, a salvação é universal, é gratuita, e os discípulos não conseguiam ver desta forma, pensava Jesus em outra dimensão. Só entende esta Boa Notícia, quem ouve a voz do irmão que implora por compaixão, cuidado, vida digna, salvação. Há momentos em que silenciar o coração é exigente, é preciso desconectar das realidades atuais que vem fechando a voz e o coração também dos discípulos de hoje. No Reino do Deus não há espaço para individualismo e egoísmo, estes devem ceder lugar a vida nova transfigurada e Jesus faz o convite aos discípulos para subir à montanha, mas também descer. E para os discípulos descer é mais difícil que subir, pois depois da glória manifesta em Jesus permanecer na montanha dá mais segurança. Descer de si, de todo preconceito, do desejo de privilégios e de status é tarefa árdua para os discípulos de ontem e de hoje. No universo religioso também há tentação de prestígio, status, mentalidade intimista, e aqui Jesus dá sua palavra decisiva, é preciso continuar a missão, se transfigurando no dia a dia na vida dos  irmãos, se alimentado de Jesus e sua Palavra, e alimentando a esperança dos irmãos desencorajados. A transfiguração de Jesus é sempre atual, ela ensina aos discípulos que subam a montanha e desçam para servir e continuar encorajados na vivência do Reino aqui e agora, tendo em vista o Reino definitivo.

 Oração - O que a meditação me ajuda a dizer a Deus?

Silencie o coração, apresente para Ele suas angústias e dificuldades em ouvir sua Voz, diga de suas dificuldades no dia a dia. Entregue a Ele seus desafios, sobretudo ouça sua voz, Ele quer falar ao coração.

 Contemplação

Contemplando este cenário, Jesus, seus discípulos, o Pai, Moisés e Elias, contemplo também hoje a necessidade que tenho de subir o monte para encontrar com o Deus, e descer do monte para encontrar os irmãos. A cena de hoje é um convite estar com, para ser de fato um ser humano plenificado em Jesus.

 Bênção

O Senhor nos abençoe e nos guarde! O Senhor nos mostre seu rosto brilhante e tenha piedade de nós! O Senhor nos mostre seu rosto e nos conceda a paz! (Nm 6, 24-27)

Abençoe-nos Deus amoroso e misericordiosos, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir Luciana Márcia da Silva, mnsg

lumnsg@gmail.com



+ Leitura Orante


Instituto Nossa Senhora das Graças

Irmãs Gracianas

Por Maria tudo ao Salvador!

FAÇA SEU PEDIDO DE ORAÇÃO

Copyrights © MMXVI Irmãs Gracianas | Produzido e Hospedado por Actio Comunicação | Template by W3layouts | Acessar webmail