Home >> Artigos

O Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos

Ir. Zeli Garcia, mnsg


Leitura orante - Lc 10,1-12.17-20


Que a paz de Jesus e Maria esteja sempre com você meu irmão e minha irmã!


Para bem meditarmos o evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo narrado pelo evangelista Lucas, peçamos as luzes do Espirito Santo para compreendermos o que Nosso Senhor tem a nós ensinar através da sua Boa Nova.

Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso Amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra. 
Oremos: Ó Deus que instruíste os corações dos vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos da sua consolação. Por Cristo Senhor Nosso. Amém

Convido a você ler com muita calma o Evangelho perguntando a você mesmo: o que o texto diz? Qual o seu contexto, ou seja, como era a cultura, o costume, a realidade de Jesus, dos discípulos, do povo naquela época e naquela região onde eles estavam inseridos? Se precisar leia o texto duas vezes ou quantas precisar. Este é o primeiro passo?

Naquele tempo:1O Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir.2E dizia-lhes: 'A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita. 3Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. 4Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias, e não cumprimenteis ninguém pelo caminho! 5Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: `A paz esteja nesta casa!' 6Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; se não, ela voltará para vós. 7Permanecei naquela mesma casa, comei e bebei do que tiverem,
porque o trabalhador merece o seu salário. Não passeis de casa em casa. 8Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, 9curai os doentes que nela houver e dizei ao povo: 'O Reino de Deus está próximo de vós.' 10Mas, quando entrardes numa cidade e não fordes bem recebidos, saindo pelas ruas, dizei: 11Até a poeira de vossa cidade, que se apegou aos nossos pés, sacudimos contra vós. No entanto, sabei que o Reino de Deus está próximo! 12Eu vos digo que, naquele dia, Sodoma será tratada com menos rigor do que essa cidade. 17Os setenta e dois voltaram muito contentes, dizendo: 'Senhor, até os demônios nos obedeceram
por causa do teu nome.' 18Jesus respondeu: 'Eu vi Satanás cair do céu, como um relâmpago. 19Eu vos dei o poder de pisar em cima de cobras e escorpiões e sobre toda a força do inimigo. E nada vos poderá fazer mal. 20Contudo, não vos alegreis porque os espíritos vos obedecem. Antes, ficai alegres porque vossos nomes estão escritos no céu.'
Palavra da Salvação.

Agora que você já realizou o primeiro passo, vamos para o segundo passo: o que o texto me diz, ou seja, o que o texto me leva a refletir, o que fala o Senhor fala ao meu coração? Qual o versículo que mais tocou meu coração? Jesus envia os discípulos à missão, concede a eles a graça de ir ao encontro das pessoas para anunciar-lhes a sua Boa Nova. Jesus os instrui e deixa-lhes algumas recomendações. Jesus diz a eles no versículo dois "'A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita". Jesus pode contar comigo na missão? Tenho me colocado a sua disposição naquilo que é necessário na evangelização, ou tenho cruzado os braços diante daquilo que Ele me pede? Escute o que o Senhor tem a lhe dizer.


O terceiro passo me leva a dizer a Deus em forma de oração, o desejo de ser melhor, de transformação de vida; Leva-me dar uma resposta diante dos apelos que Deus me faz. Qual é o apelo que Deus está fazendo a você neste momento? Qual a sua resposta?


O Quarto passo te conduz a contemplação. Diante de sua experiência de oração você passa a ter o novo olhar diante da realidade, das situações etc. O que você vai levar desta experiência com Deus para o seu dia a dia? Como será sua atitude a partir de agora?


Conclua sua meditação com um salmo de agradecimento ou outra oração.

O Salmo 65 é uma boa sugestão para o dia de hoje.

R. Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira. 


1Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira,*
2cantai salmos a seu nome glorioso,
dai a Deus a mais sublime louvação!*
3aDizei a Deus: 'Como são grandes vossas obras! R.

4Toda a terra vos adore com respeito*
e proclame o louvor de vosso nome!'
5Vinde ver todas as obras do Senhor:*
seus prodígios estupendos entre os homens! R.

6O mar ele mudou em terra firme,*
e passaram pelo rio a pé enxuto.
Exultemos de alegria no Senhor!*
7Ele domina para sempre com poder! R.

16Todos vós que a Deus temeis, vinde escutar:*
vou contar-vos todo bem que ele me fez!
20Bendito seja o Senhor Deus que me escutou,
não rejeitou minha oração e meu clamor,*
nem afastou longe de mim o seu amor!



+ Leitura Orante


Instituto Nossa Senhora das Graças

Irmãs Gracianas

Por Maria tudo ao Salvador!

FAÇA SEU PEDIDO DE ORAÇÃO

Copyrights © MMXVI Irmãs Gracianas | Produzido e Hospedado por Actio Comunicação | Template by W3layouts | Acessar webmail