Home >> Artigos

A cura do surdo-mudo

Ir. Cleuza Alves

 
Mc 7,31-37
 
Preparando para leitura, rezando:
Jesus sois Mestre e a verdade, caminho e vida iluminai-nos, para melhor compreendermos as sagradas escrituras, abra os nossos ouvidos para escutar a palavra de Jesus e nos conceda a conversão.
1- Leitura (Verdade)
  O que a Palavra diz?
Leio atentamente o texto Mc 7,31-37, e observo pessoas, palavras, relações, lugares.
Jesus saiu da região que fica perto da cidade de Tiro, passou por Sidom e pela região das Dez Cidades e chegou ao lago da Galileia. Algumas pessoas trouxeram um homem que era surdo e quase não podia falar e pediram a Jesus que pusesse a mão sobre ele. Jesus o tirou do meio da multidão e pôs os dedos nos ouvidos dele. Em seguida cuspiu e colocou um pouco da saliva na língua do homem. Depois olhou para o céu, deu um suspiro profundo e disse ao homem: "Efatá!" (Isto quer dizer: "Abra-se!") E naquele momento os ouvidos do homem se abriram, a sua língua se soltou, e ele começou a falar sem dificuldade. Jesus ordenou a todos que não contassem para ninguém o que tinha acontecido; porém, quanto mais ele ordenava, mais eles falavam do que havia acontecido. E todas as pessoas que o ouviam ficavam muito admiradas e diziam:
 Tudo o que faz ele faz bem; ele até mesmo faz com que os surdos ouçam e os mudos falem!
Refletindo 
 Entro em diálogo com o texto. Reflito e atualizo. O que o texto me diz no momento?
Jesus pode pronunciar sobre mim "Efatá!"? De que preciso ser libertado/a por ele?
Isaias anunciou que viria para salvar seu povo. E pedia para ninguém ter medo das tribulações pois, Deus estabeleceria vida nova para todos. No Evangelho Jesus realiza cura do surdo, com sua própria saliva. Marcos demostra a necessidade de estar com os ouvidos atentos para escutar a palavra de Jesus pois, jesus não discriminava ninguém, nem mesmo os pagãos, todos os cristãos são chamados a dar testemunho   de Cristo para o mundo.
2. Meditação (caminho)
O que o texto diz para mim, hoje?
A cura do surdo-mudo me convida a deixar que Jesus continue realizando em mim o seu gesto de amor e transforme a minha vida todos dias como se esse fosse o único em minha vida.
A mesma palavra dirigida ao surdo-mudo "Abre-te", pode ressoar hoje em meus ouvidos e em meu coração, convidando-me a destravar dimensões importantes de minha vida, para assim poder continuar realizando pequenos gestos de amor e sendo sinais de vida, de fé para mundo atual.
3.Oração (vida)
O que o texto me leva a dizer a Deus?
Rezo, espontaneamente, com salmos ou outras orações e concluo:
Louvarei ao Senhor durante a minha vida; cantarei louvores ao meu Deus enquanto eu for vivo.
4. Contemplação (vida e missão)
Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Com o olhar de Deus vou olhar o mundo e a vida. Vou abolir do meu modo de pensar e agir aquilo que não procede de Deus, que não é conforme o Plano de Jesus Mestre. Vou reconhecer no meu ambiente, nas pessoas com quem convivo a obra criadora e libertadora de Deus. Escolho uma frase ou palavra para memorizar. Vou repeti-la durante o dia. Esta Palavra vai envolvendo a minha vida, a minha mente, e todo o meu ser como a chuva que cai e faz produzir seus efeitos (Is 55,10-11).
Bênção 
Deus nos abençoe e nos guarde. Amém. 
Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém. 
Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém. 
 Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém. 



+ Leitura Orante


Instituto Nossa Senhora das Graças

Irmãs Gracianas

Por Maria tudo ao Salvador!

FAÇA SEU PEDIDO DE ORAÇÃO

Copyrights © MMXVI Irmãs Gracianas | Produzido e Hospedado por Actio Comunicação | Template by W3layouts | Acessar webmail