Home >> Artigos

Do coração das pessoas que saem as más intenções

Ir. Cleuza Alves

Preparando para leitura, rezando:

Jesus sois Mestre e a verdade, caminho e vida iluminai-nos, para melhor compreendermos as sagradas escrituras, transformai nosso coração em terra boa onde tua palavra produza muitos frutos de santidade e missão.

1. Leitura (Verdade)

 0 que diz o texto do dia?

Leio atentamente, na Bíblia texto: Mc 7,1-8.14-15.21-23, e observo pessoas, palavras, relações, lugares.

Os fariseus e alguns Doutores da Lei foram a Jerusalém e se reuniram em volta de Jesus. Eles viram então que alguns discípulos comiam pão com as mãos impuras, isto é, sem lavar as mãos. Fariseus assim como todos os judeus, seguem a tradição que receberam dos antigos: só comem depois de lavar bem as mãos. Quando chegam da praça pública, eles se lavam antes de comer. E seguem muitos outros costumes que receberam por tradição: a maneira certa de lavar copos, jarras e vasilhas de cobre.

Os fariseus e os doutores da Lei perguntaram a Jesus: "Por que os teus discípulos não seguem a tradição dos antigos, pois comem pão sem lavarem as mãos?" Jesus respondeu: "Isaias profetizou bem sobre vocês, hipócritas, como está escrito: Este povo me hora com os lábios, mas os corações deles está longe de mim. Não adianta nada eles me prestarem culto, porque ensinam preceitos humanos". Vocês abandonam o mandamento de Deus para seguir a tradição dos homens.

Em seguida Jesus chamou de novo a multidão para perto dele e disse: "escutem todos e compreendam: o que vem de fora e entra numa pessoa, não a torna impura; as coisas que saem de dentro da pessoa que a torna impura. Pois é de dentro  do coração das pessoas que saem as más intenções, como imoralidade, roubos, crimes, adultérios, ambições, sem limite, maldades, malicia, devassidão, inveja, calúnia, orgulho, falta de juízo. Todas essas coisas más saem de dentro da pessoa, e são elas que a tornam impuras".

Refletindo

Qual tem sido a qualidade das coisas que saem de dentro do meu coração? Jesus ao ser confrontado com os ritualismos praticados pelos os fariseus, denúncia a incoerência existente entre os ritos e a vida que os mesmos levavam. Jesus os adverte de uma religião de aspectos exteriores. E disse: o que macula a pessoa é o que sai de dentro dela, que são más intenções. Quando não permito mudar interiormente estou brincando com a graça de Deus, negligenciado o perdão, bloqueio a conversão. Se não cuido da saúde do meu coração ele se torna fonte de perdição. O ser humano se torna morto por dentro quando se fecha para a misericórdia e para o amor.

2. Meditação (caminho)

O que o texto diz para mim, hoje?

Jesus, no Evangelho de hoje, nos exorta a não nos iludir, buscando pureza exterior e aparências de pessoas que tudo explicam e entendem, inferiorizando os irmãos e lhes infligindo observâncias que nada significam em termos de conversão para Deus.
A conversão é algo indispensável do discípulo missionário, que acontece só após a experiência do encontro com Jesus Cristo. Segundo os bispos na Conferência de Aparecida : "A Conversão é a resposta inicial de quem escutou o Senhor com admiração, crê nEle pela ação do Espírito, decide ser seu amigo e ir após Ele, mudando sua forma de pensar e de viver, aceitando a cruz de Cristo, consciente de que morrer para o pecado é alcançar a vida"(DAp 178,b). Como estou cultivando a minha observância religiosa: procuro ser fiel a Deus, vivo em contínua conversão, ou me absorvo as práticas rotineiras, sem muita transformação de vida?

3.Oração (vida)

O que o texto me leva a dizer a Deus?

Rezo, espontaneamente, com salmos ou outras orações e concluo:

"Senhor sustentai em seus caminhos é de vida e por meio de sua doutrina confirma e ilumina os meus passos; pois, tua graça me sustenta e acompanha na caminhada para o céu. Tu és perfeito Mestre: dás segurança e exemplo, me ensinas e me sustenta no teu seguimento" ( Sl.146).

4. Contemplação (vida e missão)

Qual meu novo olhar a partir da Palavra?

"somos chamados a encarnar o Evangelho no coração do mundo", segundo as (DGAE da Igreja no Brasil 2008-2009, nº 21). Como estou vivendo a exigência da missão? Meu novo olhar, em prol da missão, tenho humildade para perceber o que em mi deve mudar para que o Evangelho seja vivenciando por meio do meu testemunho e ser proclamado ao mundo.

 
Bênção 
Deus nos abençoe e nos guarde. Amém. 

Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém. 

Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém. 

Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém. 



+ Leitura Orante


Instituto Nossa Senhora das Graças

Irmãs Gracianas

Por Maria tudo ao Salvador!

FAÇA SEU PEDIDO DE ORAÇÃO

Copyrights © MMXVI Irmãs Gracianas | Produzido e Hospedado por Actio Comunicação | Template by W3layouts | Acessar webmail