Home >> Artigos

Senhor, a quem iríamos nós? Jo 6, 60-69

Ir. Maria José

LEITURA ORANTE 26/08/18

Amados irmãos e irmãs que desfrutam deste momento de oração. Neste episódio de hoje o evangelista ajuda a interpretar e viver a crise com mais profundidade evangélica.

Peça as luzes do Espírito Santo rezando: Em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo.

Invoquemos o Espírito Santo

`Ó vinde Espírito Criador, as nossas almas visitai e enchei os nossos corações com Vossos dons celestiais.

Vós sois chamado o Intercessor, do Deus excelso o dom sem par, a fonte viva, o fogo, o amor, a unção divina e salutar.

Sois doador dos sete dons, e sois poder na mão do Pai, por Ele prometido a nós, por nós Seus feitos proclamai.

A nossa mente iluminai, os corações enchei de amor, nossa fraqueza encorajai, qual força eterna e protetor.

Nosso inimigo repeli, e concedei-nos Vossa paz, se pela graça nos guiais, o mal deixamos para trás.

Ao Pai e ao Filho Salvador, por Vós possamos conhecer, que procedeis do Seu amor, fazei-nos sempre firmes crer.´

 

TEXTO BÍBLICO - Jo 6, 60-69

"Muitos dos seus discípulos, ouvindo-o, disseram: Isto é muito duro! Quem o pode admitir? 61.Sabendo Jesus que os discípulos murmuravam por isso, perguntou-lhes: Isso vos escandaliza? 62.Que será, quando virdes subir o Filho do Homem para onde ele estava antes? ... 63.O espírito é que vivifica, a carne de nada serve. As palavras que vos tenho dito são espírito e vida. 64.Mas há alguns entre vós que não crêem... Pois desde o princípio Jesus sabia quais eram os que não criam e quem o havia de trair. 65.Ele prosseguiu: Por isso vos disse: Ninguém pode vir a mim, se por meu Pai não lho for concedido. 66.Desde então, muitos dos seus discípulos se retiraram e já não andavam com ele. 67.Então Jesus perguntou aos Doze: Quereis vós também retirar-vos? 68.Respondeu-lhe Simão Pedro: Senhor, a quem iríamos nós? Tu tens as palavras da vida eterna. 69.E nós cremos e sabemos que tu és o santo de Deus". Palavra da salvação.

 

- O que o texto diz. Ler e reler pausadamente

Quem ousar prosseguir no seguimento de Cristo sem ser vocacionado para tal não suportará as exigências do caminho. As palavras de Jesus são duras e difíceis por isso muitos retrocederam na caminhada. É na crise que se revela os verdadeiros seguidores. Quem são os que vão embora e os que permanecem com Ele identificados com seu espírito e sua vida? Quem está a favor e quem está contra seu projeto? A resposta de Pedro é exemplar: "Senhor, a quem iremos?" Tu tens palavra de vida eterna.

- O que o texto diz para mim hoje? meditação

Jesus questiona alguns dos discípulos sobre a incredulidade. Meditando sua a proposta; como se manifesta minha fé em Jesus? Em qual grupo estou inserida, no que permanece ou nos que se afasta por achar duras as palavras de Jesus? Que resposta dou a Jesus neste dia? Se identifica com a de Pedro? A quem iremos Senhor?

Peça a Jesus que seja senhor da sua vida. Peça força e coragem para segui-lo, mesmo nos momento de crises e dificuldades. Comtemple Jesus neste diálogo com os discípulos?

- O que a palavra me leva a dizer a Deus? Oração

No silêncio de seu coração escute o Cristo que te convida a segui-lo. Agradeça pela fé que um dia recebeu no batismo. E por se fazer discípulo missionário e se manter neste seguimento. Faça uma oração espontânea que brote do mais íntimo de seu coração.

- O que a palavra me leva a realizar? Ação

Neste Evangelho Pedro falou em nome de todos nós "Já descobrimos palavras de vida eterna em Jesus em suas Palavras. Portanto não podemos mais retroceder!" Quando é Jesus que nos atrai, não há como não seguir em frente! Seja perseverante mesmo em crises e dificuldades, escolha o Cristo e nunca desista diante de nenhum obstáculo.

- Bênção.

Deus nos abençoe e nos guarde. Amém                                                

Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.

Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.

Abençoe-nos o Deus misericordioso. Pai e Filho e Espírito Santo. Amém

 

Ir Maria José Ribeiro Fidelis, mnsg

irmariajosef@gmail.com

São Francisco do Guaporé - RO

 



+ Leitura Orante


Instituto Nossa Senhora das Graças

Irmãs Gracianas

Por Maria tudo ao Salvador!

FAÇA SEU PEDIDO DE ORAÇÃO

Copyrights © MMXVI Irmãs Gracianas | Produzido e Hospedado por Actio Comunicação | Template by W3layouts | Acessar webmail