Home >> Artigos

Assunção de Nossa Senhora

Ir Maria José Ribeiro Fidelis

LEITURA ORANTE 19/08/18

A ALEGRIA DE CRER

"Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo."

A você todos internauta a paz de Deus que é Pai, o amor de Cristo e a comunhão do Espirito Santo.

Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.

HINO

Vem ó Senhora nossa,

Visita-nos Maria,

Que a casa de Isabel

Encheste de alegria.

 

Vem, doce Mãe da Igreja,

Vem visitar teu povo,

Por nossas culpas roga,

Fazendo tudo novo.

 

Vem ver os teus fiéis,

Já prontos para a luta;

Renova as suas forças:

Não tombe na labuta.

 

Vem, Mãe da humanidade,

Guiar passos errantes:

Na mesma estrada um dia

 Sigamos exultantes.

 

Vem logo, e louvaremos

Contigo o Pai e o Filho;

Do Espírito tenhamos,

Por teu amor o auxílio.

 

TEXTO BÍBLICO - Lc 1, 39 - 56

"Naqueles dias, Maria se levantou e foi às pressas às montanhas, a uma cidade de Judá. 40.Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel. 41.Ora, apenas Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança estremeceu no seu seio; e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 42.E exclamou em alta voz: Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. 43.Donde me vem esta honra de vir a mim a mãe de meu Senhor? 44.Pois assim que a voz de tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança estremeceu de alegria no meu seio. 45.Bem-aventurada és tu que creste, pois se hão de cumprir as coisas que da parte do Senhor te foram ditas! 46.E Maria disse: Minha alma glorifica ao Senhor, 47.meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador, 48.porque olhou para sua pobre serva. Por isto, desde agora, me proclamarão bem-aventurada todas as gerações, 49.porque realizou em mim maravilhas aquele que é poderoso e cujo nome é Santo. 50.Sua misericórdia se estende, de geração em geração, sobre os que o temem. 51.Manifestou o poder do seu braço: desconcertou os corações dos soberbos. 52.Derrubou do trono os poderosos e exaltou os humildes. 53.Saciou de bens os indigentes e despediu de mãos vazias os ricos. 54.Acolheu a Israel, seu servo, lembrado da sua misericórdia, 55.conforme prometera a nossos pais, em favor de Abraão e sua posteridade, para sempre. 56.Maria ficou com Isabel cerca de três meses. Depois voltou para casa." 

- O que o texto diz? Ler e reler pausadamente o texto.

A cena é comovente, Lucas propõe uma atmosfera de alegria, prazer e louvor que antecedem o nascimento de Jesus. A vida muda quando se vive a partir da lógica da fé. A saudação de Maria enche de paz e alegria toda a casa de Isabel. João salta de alegria. Maria é portadora de salvação, pois leva contigo Jesus. Transbordante de alegria, Isabel a chama de bendita. Estas duas mães nos convidam a viver e celebrar a partir da fé o mistério de Deus Encarnado em Jesus.

- O que diz o texto para mim hoje? Meditação

Maria é a grande evangelizadora sua saudação comunica alegria. O que tenho transmitido com a minha vida, com minhas atitudes? Sou também capaz de evangelizar com meus gestos, palavras e todo meu ser? Como tenho me colocado a serviço dos outros? Sou capaz de levar alegria com minha presença?

- O que a Palavra me leva a dizer a Deus?  Oração

Faça uma oração de acordo com o texto refletido, Como Maria, seja capaz de perceber os dons que Deus ornou a sua vida. Agradeça os inúmeros benefícios, os quais fostes favorecidos pelo criador.

Ó Deus todo-poderoso que inspirastes a Virgem Maria sua visita a Isabel, levando no seio o Vosso Filho, fazei-nos dóceis ao Espírito Santo, para cantar com ela o Vosso louvor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

 

O que a palavra me leva a realizar? Ação

Escolha uma ação para realizar. Seja disponível, alegre e procure levar alegria a todos que te rodeia. Pois a fé é uma atitude viva que nos mantém atentos a Deus e abertos a seu mistério de proximidade e amor a cada ser humano.

- Bênção.

Deus nos abençoe e nos guarde. Amém

Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.

Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.

Abençoe-nos o Deus misericordioso. Pai e Filho e Espírito Santo. Amém


Ir Maria José Ribeiro Fidelis

irmariajosef@gmail.com

São Francisco do Guaporé, Ro




+ Leitura Orante


Instituto Nossa Senhora das Graças

Irmãs Gracianas

Por Maria tudo ao Salvador!

FAÇA SEU PEDIDO DE ORAÇÃO

Copyrights © MMXVI Irmãs Gracianas | Produzido e Hospedado por Actio Comunicação | Template by W3layouts | Acessar webmail