Home >> Artigos

De onde recebeu Ele tudo isso? Mc 6,1-6

Ir. Zeli Garcia

O Senhor esteja convosco!

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo narrado por Marcos.

Amados irmãos e irmãs na fé, o evangelho deste domingo é de Marcos capítulo sexto, versículos primeiro ao sexto. Seguindo os passos da leccio Divina, proponho a você lê e reler este texto até compreender a mensagem narrada dentro de um contexto cultural, social e religioso em que Jesus e toda comunidade a quem ele se dirigia estava situado.

 Invoque o Espírito Santo, e deixa que Ele lhe conduza nesta leitura calma e silenciosa.

 

Refrão meditativo: Vem Espírito Santo, enchei nossos corações, vem com teu fogo ardente nos dar de presente os sete dons. Vem com teu fogo ardente nos dar de presente os sete dons.

 

Naquele tempo, ¹Jesus foi a Nazaré, sua terra,  e seus discípulos o acompanharam.

²Quando chegou o sábado, começou a ensinar na sinagoga,  muitos que o escutavam ficavam admirados. "De onde recebeu ele tudo isso? ", perguntavam eles. "como conseguiu tanta sabedoria? E estes grandes milagres que são realizados por suas mãos?

³Este homem não é o carpinteiro, filho de Maria e irmão de Tiago, Joset, Judas e Simão? Suas irmãs não moram aqui conosco? " E ficaram escandalizados por causa dele.

4Jesus lhes dizia: "Um profeta só não é estimado em sua pátria, entre seus parentes e familiares".

5E ali não pôde fazer milagre algum, apenas curou alguns doentes impondo-lhes as mãos. 6E admirou-se com a falta de fé deles.  Jesus percorria os povoados das redondezas, ensinando. _ Palavra da Salvação

 

O primeiro passo: o que o texto diz?

Jesus estava em sua terra, Nazaré, entre seus parentes e familiares. Como era de costume os judeus iam à sinagoga aos sábados para ouvir os ensinamentos dos mestres e doutores da lei, e desta vez não eram os doutores quem ensinavam, mas sim Jesus, um dos seus. Seus conterrâneos ficaram admirados e espantados de ver tanta sabedoria em Jesus, mas não tiveram a coragem de abrir seus corações para acolher sua mensagem. Agiram com indiferença e menosprezo, pois eles não queriam sentir-se menor do que Jesus. Escandalizaram-se de tudo que Jesus fez, pois, não esperava tudo aquilo de uma pessoa tão simples como Ele. Não sabiam de onde vinha tudo aquilo que Jesus fazia. A inveja tomou conta de seus corações e o texto diz que Jesus não conseguiu fazer milagre ali, "apenas curou alguns doentes". Penso que o autor quer destacar aqui que o verdadeiro milagre acontece no interior de cada pessoa; e quando esta se fecha, o milagre não acontece, e foi o que aconteceu em Nazaré. Jesus vivia uma vida tão oculta que eles foram incapazes de reconhecer a sua grandeza e acreditar que tudo aquilo só podia vir de Deus. Toda sua sabedoria revelava uma intimidade profunda com o Pai. Jesus saiu dali admirado com a falta de fé deles.

Segundo passo: o que Deus me fala através deste texto?

Qual é a imagem que tenho de Jesus? Tenho acreditado e aceitado as propostas dEle em minha vida? Como tenho agido depois de escutar os ensinamentos de Jesus? Com frieza, indiferença ou com atitude de acolhida, deixando que sua mensagem produza frutos em abundância? Tenho sido indiferente ao bem que o outro faz?

Terceiro passo: com as indagações do Espírito qual a minha resposta?

Refrão meditativo: Deus é amor, arrisquemos viver por amor, Deus é amor, Ele afasta o medo.

Faça uma oração se colocando na presença de Deus, para que diante de todas as propostas de Jesus possa ser fiel a Ele. Repita uma frase ou palavra que mais lhe tocou e deixa-a entranhar em seu coração, para que vá lapidando tudo que é necessário.   

Quarto passo: contemplação: a partir da Palavra meditada, o que vou levar para minha vida?

Depois de rezar a Palavra como deve ser meu comportamento, minha convivência com o outro e com Deus?  A partir da Palavra procurar contemplar o cotidiano da vida com os olhos de Deus. Valorizar as pequenas coisas, as pessoas por mais simples que elas sejam. Ao longo do dia deixar que a mensagem do evangelho produza frutos de amor, compaixão, de misericórdia, de justiça para com o outro. Encerra este momento com um salmo de agradecimento...

Refrão meditativo: O Senhor vai acendendo luzes, quando vamos precisando delas (Bis).





+ Leitura Orante


Instituto Nossa Senhora das Graças

Irmãs Gracianas

Por Maria tudo ao Salvador!

FAÇA SEU PEDIDO DE ORAÇÃO

Copyrights © MMXVI Irmãs Gracianas | Produzido e Hospedado por Actio Comunicação | Template by W3layouts | Acessar webmail