Home >> Artigos

E vós quem dizeis que eu sou?

Ir. Zeli Garcia Dutra

O que o texto diz? Mt 16, 13-19

Amados irmãos e irmãs o texto do evangelho de São Mateus tem seu ponto chave na pergunta que Jesus faz as seus discípulos: Quem dizem os homens ser o Filho do homem? Este questionamento leva os próprios discípulos a uma reflexão mais profunda sobre a pessoa de Jesus Cristo. Jesus estava na região de Cesareia, e as pessoas não tinham o conhecimento pleno de quem Ele era. Tinha conhecimento de seus milagres, de seus ensinamentos, de seus familiares, enfim sabiam o que Jesus fazia, mas não sabiam de fato quem Ele era. "alguns dizem que é João Batista; outros que é Elias; outros, ainda, que é Jeremias ou alguns dos profetas". Conhecer a pessoa de Jesus é ir além. Além do que faz, além das aparências.

Penso que Jesus não tinha o interesse de saber o que as pessoas de fora diziam sobre sua pessoa; mas o que realmente aqueles que estavam com Ele pensavam. Será que de fato os discípulos conheciam quem era aquele que estava com eles? Será que alguns deles não tinham os mesmos conceitos das pessoas? Após os discípulos expressar a respostas das pessoas, Jesus se dirige a eles: "E vós, quem dizeis que eu sou?" Simão Pedro respondeu: "tu és o Messias, o Filho de Deus vivo". Só quem faz uma experiência com o mestre, convive com Ele é capaz de conhecê-lo. E Jesus diz a Simão que ele é feliz, "porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu". Felizes são os que hoje também reconhecem que Jesus é o Filho de Deus e acredita em sua Palavra, fazendo-a encarnar no cotidiano da vida.

Quem descobre quem é Jesus, descobre também sua própria identidade e sua missão. "Tu és Pedro e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la". Pedro recebe de Cristo a missão de governar a Igreja.

 

O que Deus me fala através deste texto?

Refrão meditativo: Jesus tu és a luz dos olhos meus, Jesus brilhe esta luz, nos passos meus seguindo os teus (bis).

 

Quem é Jesus Cristo para mim? Quem sou eu, qual a minha missão? Reconheço que Jesus é verdadeiramente o Filho de Deus? Minhas atitudes tem manifestado quem é realmente Jesus em minha vida? Tenho deixado o Espírito de Deus conduzir meus passos no dia a dia?

 

O que o texto me faz dizer a Deus?

Senhor tu és o Cristo Filho do Deus vivo! Ajuda-me sempre permanecer em teus caminhos, exercer a missão a mim confiada com alegria e simplicidade e ousadia. Ensina-me a cada dia permanecer ao teu lado, para que minha atitude se assemelhe a vossa, o meu olhar contemple o teu, que meu coração se compadeça dos fragilizados e que o teu evangelho seja o meu caminho. Amém.

 

Qual é o meu olhar a partir da palavra?

Contemplar a Palavra de Deus é deixar que ela seja parte de sua vida. Convido a você a deixar esta palavra cair no teu coração para que ela possa lhe acompanhar pela vida. Escolha um versículo que mais lhe chamou a atenção e vá repetindo interiormente e pedindo ao Senhor que lhe ajude a encarná-lo na vida. Deixa que a Palavra lhe conduza.

Em louvor ao Deus vivo e verdadeiro reze o salmo 138 (137).

 




+ Leitura Orante


Instituto Nossa Senhora das Graças

Irmãs Gracianas

Por Maria tudo ao Salvador!

FAÇA SEU PEDIDO DE ORAÇÃO

Copyrights © MMXVI Irmãs Gracianas | Produzido e Hospedado por Actio Comunicação | Template by W3layouts | Acessar webmail