Home >> Artigos

Pentecostes, o Sopro de Vida em nós

Ir. Maria de Lourdes Altera, mnsg

PENTECOSTES, O SOPRO DE VIDA EM NÓS.

"...soprou sobre eles e disse: `Recebei o Espírito Santo´" (Jo20,22)

Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Coloco-me na presença de Deus. Abro-me à ação do Espírito Santo para que Ele continue a falar em mim e que eu possa meditar a Palavra e coloca-la na minha vida. Tomo consciência da força transformadora da Palavra de Deus.

Refrão meditativo: Envia teu Espírito Senhor, e renova a face da terra.

 

Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso Amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra. 
Oremos: Ó Deus que instruíste os corações dos vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos da sua consolação. Por Cristo Senhor Nosso. Amém

 

TEXTO BÍBLICO:  JO 20,19-23


19Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas, por medo dos judeus, as portas do lugar onde os discípulos se encontravam, Jesus entrou e, pondo-se no meio deles, disse: "A paz esteja convosco".
20Depois dessas palavras, mostrou-lhes as mãos e o lado. Então os discípulos se alegraram por verem o Senhor.

21Novamente, Jesus disse: "A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou, também eu vos envio". 
22E, depois de ter dito isso, soprou sobre eles e disse: "Recebei o Espírito Santo. 23A quem perdoardes os pecados, eles lhes serão perdoados; a quem não os perdoardes, eles lhes serão retidos".

 

1.      O que o texto diz ( Ler e reler o texto pausadamente? 

Os discípulos, com medo dos judeus, mantiam as portas fechadas. Jesus entra, deseja-lhes a paz, dá-se a conhecer pelos sinais de sua paixão e morte por amor, envia-os em missão, e sopra sobre eles para que recebam o Espírito Santo.

 

2.      Meditação: O que o texto diz para mim? 

O Espírito é sopro, hálito, vento que gera vida, que move, impulsiona e sopra onde quer. O Ressuscitado, através da eficácia do sopro do Espírito, reconstrói as relações rompidas, afasta o medo, abre o horizonte da missão. Quando damos espaço em nosso interior, Ele nos enche de luz e de amor, de força e de paz, e envia-nos em missão, concedendo-nos a graça de ver a obra de Deus acontecer em nossas vidas e na vida de nossos irmãos e irmãs.

 

 

3.      Contemplação: O que a Palavra me leva a experimentar?

A experiência de pentecostes nos  impulsiona  a contemplar a ação do Espirito Santo em nossa vida e perceber a  presença do amor misericordioso de Deus em meio aos desafios atuais.

 

4.      Oração: O que a Palavra me leva a falar com Deus? 

Fazer uma pequena oração de acordo com o texto.

Renova-me, Senhor, com o sopro do vosso Santo Espírito; ajuda-me a ser sinal do teu amor. E que este amor seja manifestado nos gestos de partilha e solidariedade com todos aqueles que mais necessitam. Amém. 

 

5.      Ação: O que a Palavra me leva a realizar?

Escolher um compromisso para a vida.

O Espírito que nos habita é um Espírito que nos torna capazes de inventar, criar, abrir novos caminhos para o perdão, para o convívio fraterno e para que mais pessoas vivam com dignidade.

Praticar gestos de solidariedade e de perdão.


Bênção:
O Senhor nos abençoe e nos guarde! O Senhor nos mostre a sua face e se compadeça de nós! O Senhor volte para nós a sua face e nos dê a sua paz! O Senhor nos abençoe. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém!



+ Leitura Orante


Instituto Nossa Senhora das Graças

Irmãs Gracianas

Por Maria tudo ao Salvador!

FAÇA SEU PEDIDO DE ORAÇÃO

Copyrights © MMXVI Irmãs Gracianas | Produzido e Hospedado por Actio Comunicação | Template by W3layouts | Acessar webmail