Home >> Artigos

Jesus o Bom Pastor

Ir. Maria Inês

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João:

Glória a voz Senhor.

                                                                                                          João 10, 11-18

11"Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá avida por suas ovelhas. 12 O mercenário que não é pastor e as ovelhas não são suas, quando vê o lobo chegar, abandona as ovelhas e sai correndo. Então o lobo ataca e dispersa as ovelhas. 13 O mercenário foge porque só trabalha por dinheiro, e não se importa com as ovelhas. 14  Eu sou o bom pastor: conheço as minhas ovelhas e elas me conhecem,15 assim como o pai me conhece e eu conheço o Pai. Eu dou a vida pelas ovelhas. 16 Tenho também outras ovelha que não são deste curral. Também a elas eu devo conduzir; elas ouviram a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor. 17 O Pai me ama, porque eu dou a  minha vida para retomá-la de novo. 18 Ninguém tira a minha vida; eu a dou livremente. Tenho poder de retomá-la. Esse é o mandamento que recebi de meu Pai".

 Palavra da Salvação: Glória a voz senhor.

 

Celebramos hoje o 4º Domingo da Páscoa, conhecido também como dia mundial de orações pelas vocações consagradas.

Jesus é a Porta da segurança, que traz salvação para quem por ela passar. Esta passagem do evangelho nos mostra a intimidade, o afeto entre o pastor e as ovelhas. Percebemos que existe entre eles um amor e uma confiança muito grande. Jesus nos diz que as ovelhas não seguem um estranho.

O pastor autêntico deve ter os mesmos sentimentos e atitudes em relação às ovelhas. Deve amá-las e estar disposto a dar sua própria vida para salvá-las, assim como ele fez.

As ovelhas seguem somente o seu pastor, porque conhecem a sua voz e reconhecem seus passos. Conhecer, na Bíblia, tem um significado muito profundo, conhecer significa amar. Quem conhece de verdade, ama, pois quem não ama o próximo, ainda não o reconheceu como irmão.

Jesus deixa bem clara a diferença entre o bom e o falso pastor. Este último, vem só para roubar, destruir e matar. Por isso é comparado ao ladrão. O Bom Pastor preocupa-se com a vida; vem para que todos tenham vida plena e em abundância.

O pastor é o líder. Nesta parábola do bom pastor, Jesus nos alerta sobre como viver as relações de liderança. O líder não pode ser autoritário.

As ovelhas conhecem a voz do seu pastor, confiam e deixam-se levar. Sabem que, se for necessário, o pastor as carregará sobre seus ombros. Em segurança serão conduzidas para verdes pastagens e água abundante. É reconhecido pelas verdades que diz; palavras nem sempre doces, mas verdadeiras.



+ Leitura Orante


Instituto Nossa Senhora das Graças

Irmãs Gracianas

Por Maria tudo ao Salvador!

FAÇA SEU PEDIDO DE ORAÇÃO

Copyrights © MMXVI Irmãs Gracianas | Produzido e Hospedado por Actio Comunicação | Template by W3layouts | Acessar webmail