Home >> Artigos

Voltar-se para Jesus

Ir. Raquel

"Quando for elevado da terra, atrairei todos a mim"!

Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém!
Coloco-me na presença de Deus. Abro-me à ação do Espírito Santo para que Ele continue a falar em mim e que eu possa meditar a Palavra e coloca-la na minha vida. Tomo consciência da força transformadora da Palavra de Deus.

Cantar: Envia teu Espírito Senhor, e renova a face da terra.
Divino Espírito Santo, concedei-me o dom da piedade. Que minhas orações sejam pontes de amor, que unam meu coração ao coração de Deus Pai e do Cristo Senhor; ao coração de todos os que são vítimas da violência. Que meu fervor espiritual se renove sempre, para frutificar na fé e na esperança, no amor e na fraternidade, na solidariedade e na partilha, pois, `somos todos irmãos´. Amém.
Cantar: Eis o tempo de conversão. Eis o dia da salvação. Ao Pai voltemos, juntos andemos. Eis o tempo de conversão.
1.  Ler (e reler) o texto de Jo 12,20-33 pausadamente. 
Naquele tempo, 20havia alguns gregos entre os que tinham subido a Jerusalém, para adorar durante a festa. 21Aproximaram-se de Filipe, que era de Betsaida da Galileia, e disseram: "Senhor, gostaríamos de ver Jesus". 22Filipe combinou com André, e os dois foram falar com Jesus. 23Jesus respondeu-lhes: "Chegou a hora em que o Filho do Homem vai ser glorificado. 24Em verdade, em verdade vos digo: Se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele continua só um grão de trigo; mas, se morre, então produz muito fruto. 25Quem se apega à sua vida, perde-a; mas quem faz pouca conta de sua vida neste mundo, conservá-la-á para a vida eterna. 26Se alguém me quer seguir, siga-me, e onde eu estou estará também o meu servo. Se alguém me serve, meu Pai o honrará. 27Agora sinto-me angustiado. E que direi? `Pai, livra-me desta hora?´ Mas foi precisamente para esta hora que eu vim. 28Pai, glorifica o teu nome!" Então veio uma voz do céu: "Eu o glorifiquei e o glorificarei de novo!" 29A multidão, que aí estava e ouviu, dizia que tinha sido um trovão. Outros afirmavam: "Foi um anjo que falou com ele". 30Jesus respondeu e disse: "Essa voz que ouvistes não foi por causa de mim, mas por causa de vós. 31É agora o julgamento deste mundo. Agora o chefe deste mundo vai ser expulso, 32e eu, quando for elevado da terra, atrairei todos a mim". 33Jesus falava assim para indicar de que morte iria morrer". Palavra da Salvação! Glória a Vós, Senhor!

O que o texto diz? 
O texto do Evangelho de hoje fala de Jesus em Jerusalém. E alguns gregos querem ver Jesus. Filipe e André vão até Jesus. Jesus fala de sua morte e ressurreição. Dialoga com o Pai; a missão é desafiante, mas, se entrega confiante. O Pai se manifesta através da voz. Jesus explica a voz e sua própria morte. 
Falar uma palavra ou frase que ficou mais forte do Evangelho.
"Gostaríamos de ver Jesus". "Se alguém me quer seguir, siga-me". "Pai, livra-me desta hora". "Quando for elevado da terra, atrairei todos a mim".

2. Meditação: O que o texto diz para mim? 
Este texto bíblico me fala de várias aspectos. Primeiramente, fico imaginando os gregos com aquela vontade imensa de conhecer Jesus, e, os apóstolos levando-os até ao Mestre. Como está o meu desejo de aprofundar cada vez mais no conhecimento e na intimidade com Jesus Cristo? Eu vibro por causa do Reino de Jesus? O meu testemunho e entusiasmo por Jesus encanta as pessoas? Sou comprometido(a) com a Evangelização na minha comunidade e na sociedade? Eu entrego a minha vida pela causa do Reino, solidarizando com os mais necessitados? Eu me entrego confiantemente nas mãos do Pai? Tenho consciência da minha missão? Estou atento(a) à voz de Deus que se revela através dos acontecimentos e da voz dos pequeninos? É interessante que o texto começa e termina com este olhar para Jesus. Os gregos são atraídos por Jesus. E Jesus fala que quando for elevado, atrairá todos a Ele. Esta atração por Jesus já se faz presente em sua própria manifestação; e continua sendo desejado e amado por muitos. Todos olham para Jesus. Ele tem uma história. É desde sempre e para sempre.
Jesus se dirige sempre ao Pai nos mostrando a força da oração. Nos momentos de desafios, devemos olhar sempre para Jesus. Para Ele não foi fácil também, mas, se entregou totalmente nas mãos do Pai. A oração deve ser para nós um contato de amor, sem exigência e petição, mas, porque sinto saudades de estar em contato com Deus, me faz melhor, mais livre e mais perto de Deus e dos irmãos.

3. Contemplação: O que a Palavra me leva a experimentar?
Este texto bíblico me leva a experimentar cada vez mais a presença de Jesus em nosso cotidiano. Me chama para estar mais atento(a) à voz de Deus que se manifesta  na simplicidade da vida. Faz-me experimentar a alegria de estar presente na evangelização e na busca de uma vida mais digna a todas as pessoas, sobretudo, as mais necessitadas.
4. Oração: O que a Palavra me leva a falar com Deus? 
Fazer uma pequena oração de acordo com o texto.
Senhor Jesus Cristo, nosso Mestre e Senhor, ajudai-nos a viver atraídos por seu amor. E que este amor seja manifestado nos gestos de partilha e solidariedade com nossos irmãos sofredores. Amém. 

5.  Ação: O que a Palavra me leva a realizar?
A Palavra me leva a estar mais atento(a) a voz de Deus e a voz dos irmãos sofredores. Somos atraídos por Jesus a enxergar o seu rosto nos rostos mais sofredores e humilhados, pois, "Todos vocês são irmãos" (Mt 23,8). E como disse Dom Hélder: "Somos todos irmãos de sangue, porque o mesmo sangue que Jesus derramou na cruz para salvar o outro é o mesmo que derramou para me salvar".
Escolher um compromisso para a vida.
Visitar uma pessoa que está passando por dificuldade e procurar ajuda-la através da oração e da partilha.

Oração da Campanha da Fraternidade:
Deus e Pai, nós vos louvamos pelo vosso infinito amor e vos agradecemos por ter enviado Jesus, o Filho amado, nosso irmão. Ele veio trazer paz e fraternidade à terra e, cheio de ternura e compaixão, sempre viveu relações repletas de perdão e misericórdia. Derrama sobre nós o Espírito Santo, para que, com o coração convertido, acolhamos o projeto de Jesus e sejamos construtores de uma sociedade justa e sem violência, para que, no mundo inteiro, cresça o vosso Reino de liberdade, verdade e de paz. Amém!
Bênção: O Senhor nos abençoe e nos guarde! O Senhor nos mostre a sua face e se compadeça de nós! O Senhor volte para nós a sua face e nos dê a sua paz! O Senhor nos abençoe. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém!
Cantar: Hino da Campanha da Fraternidade
01 - Neste tempo quaresmal, ó Deus da vida, A tua Igreja se propõe a superar. A violência que está nas mãos do mundo, E sai do íntimo de quem não sabe amar. (Mc 7,21)

Refrão: Fraternidade é superar a violência! (Mt 14, 1-12) É derramar, em vez de sangue, mais perdão! (Jo 20, 21-23) É fermentar na humanidade o amor fraterno! (Mt 13, 33) Pois Jesus disse que "somos todos irmãos". (Mt 23,8). (2x)



+ Leitura Orante


Instituto Nossa Senhora das Graças

Irmãs Gracianas

Por Maria tudo ao Salvador!

FAÇA SEU PEDIDO DE ORAÇÃO

Copyrights © MMXVI Irmãs Gracianas | Produzido e Hospedado por Actio Comunicação | Template by W3layouts | Acessar webmail