Somos Templos do Espirito Santo
Ir. Aparecida Fonseca
Coloco-me em sintonia com o Pai neste momento de oração. Invoco o Espírito Santo para que a Palavra de Deus possa ser um instrumento de conversão para minha vida neste tempo quaresmal. Inicio invocando a Santíssima Trindade.
Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
Amém.
Senhor, venha em meu auxílio neste momento de oração e meditação para que a vossa Palavra possa frutificar em minha vida, a fim de que eu conheça e realize sempre a vossa vontade e possa cumprir a missão que recebi de vós. Que o vosso Santo Espírito me ensine e me dê sabedoria em meu agir. Tudo vos peço por vosso Filho nosso Senhor Jesus Cristo que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.
Leitura do Evangelho Jo 2,13-25
13--Estava próxima a Páscoa dos judeus e Jesus subiu a Jerusalém. 14No Templo, encontrou os vendedores de bois, ovelhas e pombas e os cambistas que estavam aí sentados. 15Fez então um chicote de cordas e expulsou todos do Templo, junto com as ovelhas e os bois; espalhou as moedas e derrubou as mesas dos cambistas. 16E disse aos que vendiam pombas: "Tirai isso daqui! Não façais da casa de meu Pai uma casa de comércio!"
17Seus discípulos lembraram-se, mais tarde, que a Escritura diz: "O zelo por tua casa me consumirá".
18Então os judeus perguntaram a Jesus: "Que sinal nos mostras para agir assim?"
19Ele respondeu: "Destruí este Templo, e em três dias eu o levantarei".
20Os judeus disseram: "Quarenta e seis anos foram precisos para a construção deste santuário e tu o levantarás em três dias?"
21Mas Jesus estava falando do Templo do seu corpo. 22Quando Jesus ressuscitou, os discípulos lembraram-se do que ele tinha dito e acreditaram na Escritura e na palavra dele.
23Jesus estava em Jerusalém durante a festa da Páscoa. Vendo os sinais que realizava, muitos creram no seu nome. 24Mas Jesus não lhes dava crédito, pois ele conhecia a todos; 25e não precisava do testemunho de ninguém acerca do ser humano, porque ele conhecia o homem por dentro.
1--O que diz o texto do Evangelho?
Jesus viu o desrespeito com a casa de Deus. Em vez de aproveitar aquele local sagrado para louvar e agradecer a Deus, o templo se transformou num lugar de tremenda exploração principalmente para a classe mais pobre. O que visavam antes de tudo não era a glória de Deus e sim o lucro. O Templo de Jerusalém não mais atingia o seu principal objetivo. Jesus faz um chicote e expulsa tudo e todos que ali estavam, dizendo. "Minha casa é a casa de oração e fizestes dela um covil de ladrões." E continuando disse: "Destrua esse templo e em três dias o reerguerei." Falava do seu próprio corpo que passaria pela morte de cruz, mas, ao terceiro dia iria ressuscitar. Isto só foi entendido pelos discípulos, após a sua ressurreição.
2- O que este texto diz para mim?
Pelo batismo nos tornamos templo de Deus. Preciso ter cuidado para não profanar o templo de Deus, que é o meu corpo, morada do Espírito Santo, afastando de minha vida toda falsidade, injustiças e tudo aquilo que me atrapalha como verdadeira seguidora de Jesus.
3- O que o texto me leva a dizer a Deus?
Senhor, tende misericórdia de mim e de todos os vossos filhos e filhas. purifica-nos e lava-nos de todo pecado para que possamos oferecer-lhe uma morada menos indigna. Que possamos viver com integridade os ensinamentos de vosso filho, sobretudo o perdão, o amor e a justiça. Amém.
4-Qual é o meu novo olhar a partir da palavra de Deus?
A Palavra de Deus me diz que a atitude de Jesus exigindo a purificação do templo, ao tomar medidas contra tantas explorações e injustiças,, preciso também tomar atitudes ,para não profanar o templo de Deus e por outro lado, não posso ser conivente com um sistema corrupto de exploração e injustiças sociais, causa de grandes sofrimentos para tantos irmãos que não possuem o mínimo necessário para viverem com dignidade.
5-Bênção
Que o Senhor nos abençoe, nos guarde e afaste de nós todo tipo de mal. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amem.
+ Leitura Orante