Home >> Artigos

Somos Templos do Espirito Santo

Ir. Aparecida Fonseca

Coloco-me em sintonia com o Pai neste momento de oração. Invoco o Espírito Santo para que a Palavra de Deus possa ser um instrumento de conversão para minha vida neste tempo quaresmal. Inicio invocando a Santíssima Trindade.
Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. 
Amém.
Senhor, venha em meu auxílio neste momento de oração e meditação para que a vossa Palavra possa frutificar em minha vida,  a fim de que eu conheça e realize sempre a vossa vontade e possa cumprir a missão que recebi de vós. Que o vosso Santo Espírito me ensine e me dê sabedoria em meu agir. Tudo vos peço por vosso Filho nosso Senhor Jesus Cristo que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.
Leitura do Evangelho Jo 2,13-25
13--Estava próxima a Páscoa dos judeus e Jesus subiu a Jerusalém. 14No Templo, encontrou os vendedores de bois, ovelhas e pombas e os cambistas que estavam aí sentados. 15Fez então um chicote de cordas e expulsou todos do Templo, junto com as ovelhas e os bois; espalhou as moedas e derrubou as mesas dos cambistas. 16E disse aos que vendiam pombas: "Tirai isso daqui! Não façais da casa de meu Pai uma casa de comércio!"
17Seus discípulos lembraram-se, mais tarde, que a Escritura diz: "O zelo por tua casa me consumirá".
18Então os judeus perguntaram a Jesus: "Que sinal nos mostras para agir assim?"
19Ele respondeu: "Destruí este Templo, e em três dias eu o levantarei".
20Os judeus disseram: "Quarenta e seis anos foram precisos para a construção deste santuário e tu o levantarás em três dias?"
21Mas Jesus estava falando do Templo do seu corpo. 22Quando Jesus ressuscitou, os discípulos lembraram-se do que ele tinha dito e acreditaram na Escritura e na palavra dele.
23Jesus estava em Jerusalém durante a festa da Páscoa. Vendo os sinais que realizava, muitos creram no seu nome. 24Mas Jesus não lhes dava crédito, pois ele conhecia a todos; 25e não precisava do testemunho de ninguém acerca do ser humano, porque ele conhecia o homem por dentro.

1--O  que diz o texto do Evangelho?
 Jesus  viu o desrespeito com a casa de Deus. Em vez de aproveitar aquele local sagrado para  louvar e agradecer a Deus, o templo se transformou  num lugar de tremenda exploração principalmente para a classe mais pobre. O que visavam  antes de tudo não  era a glória de Deus e sim o lucro. O Templo de Jerusalém não  mais atingia o seu principal  objetivo. Jesus faz um chicote e expulsa tudo e todos que ali estavam, dizendo. "Minha  casa é a casa de oração e fizestes dela um covil de ladrões." E continuando disse: "Destrua   esse templo e em  três dias o reerguerei." Falava do seu próprio corpo que passaria  pela morte de cruz, mas, ao terceiro dia iria ressuscitar. Isto só foi entendido pelos discípulos, após a sua ressurreição.
2- O que este texto diz para mim?
  Pelo batismo nos tornamos  templo de Deus. Preciso ter cuidado para não profanar o  templo de Deus, que é o meu corpo, morada do Espírito Santo, afastando de minha vida toda falsidade, injustiças e tudo aquilo que me atrapalha como verdadeira seguidora de Jesus.
3- O que  o texto me  leva a dizer a Deus?
Senhor, tende misericórdia de mim e de  todos os vossos filhos  e filhas. purifica-nos e lava-nos de todo  pecado para que possamos oferecer-lhe uma morada menos indigna. Que  possamos viver com integridade os ensinamentos  de vosso filho, sobretudo o perdão, o amor e a justiça. Amém.
4-Qual é o meu novo olhar a partir da  palavra de Deus?
A Palavra de Deus me diz que a atitude de Jesus exigindo a purificação do templo, ao tomar medidas contra tantas explorações e injustiças,, preciso também tomar atitudes ,para não profanar o templo de Deus e por outro lado,  não posso ser conivente com um sistema corrupto de exploração e injustiças sociais,  causa de grandes sofrimentos para tantos  irmãos que não possuem o mínimo necessário para viverem com dignidade. 

5-Bênção
Que o  Senhor nos abençoe, nos guarde e afaste de nós todo tipo de mal. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amem.



+ Leitura Orante


Instituto Nossa Senhora das Graças

Irmãs Gracianas

Por Maria tudo ao Salvador!

FAÇA SEU PEDIDO DE ORAÇÃO

Copyrights © MMXVI Irmãs Gracianas | Produzido e Hospedado por Actio Comunicação | Template by W3layouts | Acessar webmail