Home >> Artigos

Os ensinamentos de Jesus sempre nos surpreende

Ir. Aparecida Mendes, mnsg


Então Jesus lhes disse: "Em vos digo que os cobradores de impostos e as prostitutas vos precedem no  Reino de Deus" (Mt 21,31).

 

Texto Bíblico: Mateus 21,28-32

 

Senhor Jesus, Divino trabalhador e amigo dos trabalhadores, eu lhe apresento todo o meu ser, a minha vida, confio inteiramente em Ti. Dai-me sabedoria, e também a vossa luz para clarear a minha mente e o meu coração, dando-me sabedoria e inteligência, para fazer bem feito tudo o que me for confiado. Ajudai-me a preparar bem a oração que vou fazer a partir texto. Espirito Santo inspira-me para que eu possa fazer sempre a vontade de Deus por onde for e por onde andar. Amém!

 

1 - O que diz o texto?

Entrar no reino de Deus, portanto, é reconhecer-se pecador e converter-se, mudar de mentalidade. É superar a justiça da lei para chegar, pela fé à justiça do Reino. Com sua presença e misericórdia Jesus quebra as atitudes preconceituosas. Dá um novo sentido ás atitudes construídas pela miséria humana e restaura a vida. Jesus, pelo seu modo de ser e pela sua pregação, toca as profundezas da vida. Ele convive, a maior parte de seu tempo, com aqueles que não tinham lugar dentro do sistema social-religioso existente. Ele se coloca ao lado dos insignificantes da história, os cobradores de impostos e as prostitutas. Jesus assume a tal ponto a indigência e a fragilidade do ser humano, que aqueles que o encontram e o escutam reconhecem de imediato estar diante de um homem profundamente Divino e humano. Manteve-se sempre em contato com a fragilidade da existência; sentou-se à mesa com pecadores e acolheu  as prostitutas. O Reino encarnou-se na história dos pequenos e desprezados. O papa Francisco nos dirige um contínuo apelo a viver a "cultura do encontro" em meio a uma "cultura da indiferença" nos convida a viver a comunhão e a acolhida.

 

2 - O que o texto diz para mim?

É uma mensagem que faz meditar muito a atitude de Jesus junto cobradores de impostos e as prostitutas. Nada de discriminação, se fez pobre com os pobres, acolheu toda miséria humana e restituiu a vida. Em meio à realidade da missão encontramos os pobres e excluídos, cenário vivo do Evangelho de Jesus. Não tenhas medo! Estou contigo para te conduzir no caminho e guiar os teus passos.

 

3 - O que a Palavra me leva a experimentar?

A graça do perdão de Deus, ternura e misericórdia para com o pecador, arrependido. Quem crê e confia no perdão de Deus, volta atrás e começa a viver uma nova vida. Portanto, nem sempre as nossas palavras nos levam à ação, mas o desejo que trazemos no coração de fazer a vontade de Deus, nos leva a experimentar a suavidade da sua Divina graça. Experimentar a graça da misericórdia de Deus me faz viver com equilíbrio a fé, para degustar a riqueza da sua palavra que dia após dia. É o alimento que da sentido  a existência humana.

 

4 - O que a Palavra me leva a falar com Deus? 

Senhor sei que experimento a fragilidade humana, mas acredito na força que me impulsiona o salto para vida. Tu reconstrói o ser humano na própria raiz do seu ser, precisamente onde ele se revela limitado, frágil. Jesus é Aquele que não tem vergonha de se aproximar e de se misturar com a pobreza e a fragilidade dos seus filhos; é o Deus santo que mergulha e santifica toda minha existência. O Seu ministério ultrapassou as fronteiras.  Jesus me aponta o Deus presente e atuante de minha história, de minhas feridas, de meus fracassos...; Ele se revela como um "Misericordioso", que corre ao encontro daqueles que estão perdidos. 

 

5 - O que a Palavra me leva a viver? 

Buscar, através do seguimento, fazer e viver o que fez e viveu Jesus: adotar as atitudes, o olhar e a capacidade de contemplação da realidade que o mesmo Jesus adotou. A vida cristã é seguir Jesus pelo caminho que ele trilhou, julgando a realidade como ele julgaria e agindo como ele agiria nas circunstâncias de hoje.

Termine o momento orante pedindo a graça de levar para vida tudo que experimentou nesta oração. Cantar um mantra e rezar a oração do Pai-Nosso e a Ave Maria.

 

 

 



+ Leitura Orante


Instituto Nossa Senhora das Graças

Irmãs Gracianas

Por Maria tudo ao Salvador!

FAÇA SEU PEDIDO DE ORAÇÃO

Copyrights © MMXVI Irmãs Gracianas | Produzido e Hospedado por Actio Comunicação | Template by W3layouts | Acessar webmail