Home >> Artigos

O Reino de Deus se concretiza no coração generoso

Ir. Zeli Garcia, mnsg


Invoque o Espirito Santo, para iluminar a sua mente e seu coração e conceder-lhe sabedoria para meditar a sua Palavra.


O que o texto diz? Querido amigo e amiga, neste evangelho de Mt 20,1-16, Jesus compara o reino dos céus com a história do patrão que saiu a procura de trabalhadores para sua vinha. Saiu diversas horas de madrugada, as nove da manhã, ao meio dia, as três e as cinco da tarde. Com cada trabalhador combinou uma moeda de prata.

No momento do acerto o patrão mandou dar a cada um uma diária conforme o combinado, começando pelos últimos até os primeiros. Porem aqueles que haviam começado trabalhado o dia todo começaram a queixar-se, pois achava injusto receber o mesmo valor daqueles que haviam trabalho apenas umas horas. O patrão não foi injusto com os demais, ele quis oferecer algo digno para aqueles últimos.

O que o Deus me fala através deste texto?

Com quais personagens do texto mais me identifico? Com o bom patrão, com os trabalhadores que foram contratados primeiros ou com os últimos? Se coloca no lugar desses trabalhadores e veja como seria sua reação. De revolta? Gratidão ou indiferença?

Como aqueles trabalhadores hoje somos chamados a trabalhar na vinha do Senhor. Não importa a que hora ele nos chama, o mais importante é a generosidade de nossa resposta e a gratidão por tudo que recebemos. Não recebemos algo por merecimento próprio, mas pela bondade de Deus. Ele concede a cada um, o que lhe convém e não o que achamos ter direito.

Através deste texto, Jesus nos mostra que todos tem direito a uma vida digna, sem exploração e injustiça. A honestidade e a benevolência devem ser partes integrantes de nossas decisões e escolhas. Nossas atitudes devem ser semelhantes as atitudes de Deus, que nos trata não como bons empregados mas, como filhos que beneficiam de suas graças e bênçãos até mesmo sem as merecer.

O que o texto me leva a dizer a Deus?

Faça sua oração, colocando-se inteiramente nos braços de Deus. Senhor concede-me um coração puro e solidário, sem inveja dos meus irmãos e irmãs, pois a inveja cega a humanidade e não há deixa perceber a grandiosidade de seu amor e de sua bondade. Dai-me um coração grato e humano capaz de reconhecer a abundância de tua graça no cotidiano da vida. Amem.

Pode encerrar este momento com um salmo de gratidão ou um refrão meditativo.

O que vou colocar em prática em minha vida?

"Ide vós também para minha vinha". Reflita durante o dia sobre este chamado que Deus faz a você.

Que Deus te abençoe e te guarde, mostre o teu rosto brilhante e te de paz; Amém. 



+ Leitura Orante


Instituto Nossa Senhora das Graças

Irmãs Gracianas

Por Maria tudo ao Salvador!

FAÇA SEU PEDIDO DE ORAÇÃO

Copyrights © MMXVI Irmãs Gracianas | Produzido e Hospedado por Actio Comunicação | Template by W3layouts | Acessar webmail