Home >> Artigos

Como seguir Jesus?

Ir. Cleuza

22º DOMINGO, 3 DE SETEMBRO DE 2017

 Mt 16,21-27

Preparando para leitura, rezando:

Jesus sois Mestre e a verdade, caminho e vida iluminai-nos, para melhor compreendermos as sagradas escrituras, transformai nosso coração em terra boa onde tua palavra produza muitos frutos de santidade e missão.

 

1. Leitura (Verdade)

 0 que disse o texto do dia?

Ao ler o texto de Mt 6,21-27, percebe se que Jesus faz um convite ao seguimento.

Desde de então, Jesus começou a mostrar aos discípulos que era necessário ele ir a Jerusalém, sofrer muito da parte dos anciãos, sumos sacerdotes e escribas, ser morto e, no terceiro dia, ressuscitar. Então, Pedro o chamou de lado e começou a censurá-lo: "Deus não permita tal coisa, Senhor! Que isto nunca te aconteça!" Jesus, porém, virou-se para Pedro e disse: "Volte para trás de mim, satanás! Tu estás sendo para mim uma pedra de tropeço, pois não tens em mente as coisas de Deus, e sim, as dos homens!" Então Jesus disse aos discípulos: "Se alguém quer vir após mim, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar sua vida a perderá; e quem perder sua vida por causa de mim a encontrará. De fato, que adianta a alguém ganhar o mundo inteiro, se perde a própria vida? Ou que poderá alguém dar em troca da própria vida? Pois o Filho do Homem virá na glória do seu Pai, com os seus anjos, e então retribuirá a cada um de acordo com a sua conduta.

Entre vários aspectos que podem ser considerados neste texto, tomemos o versículo que apresenta as características do discípulo: "Se alguém quer vir após mim, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e siga-me. "

"Renuncie a si mesmo" é uma das primeiras   condições que Jesus   apresenta para o seu seguimento. Esta supõe deixar para traz projetos pessoais, os próprios confortos, sacrificar   as próprias afeições, em vista de um bem imensamente maior: o anseio de Deus, seu Plano. É impossível seguir Jesus buscando em tudo a si mesmo.

Segunda: "tome a sua cruz". O discípulo de Jesus tem o mesmo destino de seu Mestre. Precisa aceitar o sacrifício tomar sua cruz de cada dia e estar disponível a sofrer e morrer como ele. Isto se chama conversão.

A terceira condição é seguir Jesus: "e me acompanhe" este seguir significa, antes de tudo viver como Jesus Cristo viveu. E também, anunciar como ele proclamou o seu Reino, ou seja, ser outro Cristo.

2. Meditação (caminho)

O que o texto diz para mim, hoje?

Sou discípulo/a de Jesus Cristo?

De acordo com o DAp. 178 "A Conversão: É a resposta inicial de quem escutou o Senhor com admiração, crê nele pela ação do Espírito, decide-se ser seu amigo e ir após Ele, mudando sua forma de pensar e de viver, aceitando a cruz de Cristo, consciente de que morrer para o pecado é alcançar a vida. No Batismo e no sacramento da reconciliação se atualiza para nós a redenção de Cristo".

Estou decidido/a, à conversão? Ou seja:

1º renunciar a mim mesmo;

2º Tomar a minha cruz;

3º Seguir Jesus?

3        Oração (vida)

O que o texto leva a dizer a Deus?

Rezo, espontaneamente, com salmos ou outras orações e concluo:

Senhor seus   caminho é de vida e por meio de sua doutrina confirma e ilumina os meus passos; pois, tua graça me sustenta e acompanha na caminhada para o céu. Tu és perfeito Mestre: dás segurança e exemplo, me ensinas e me animas no teu seguimento.

4. Contemplação (vida e missão)

Qual meu novo olhar a partir da Palavra?

"Jesus faz dos discípulos seus familiares, porque compartilha com eles a mesma vida que procede do Pai e lhes pede, como discípulos, uma união íntima com Ele, obediência à Palavra do Pai, para produzir frutos de amor em abundância." (DAp 133).
 Meu novo olhar estará atento aos ensinamentos de Jesus e para vivê-los no dia-a-dia.

Portanto Jesus deixa claro ao dizer: "quem quiser me seguir, esteja vazio de si mesmo, de suas ideologias e projetos pessoais". Sem essa liberdade interior não haverá seguimento. Deixemo-nos seduzir por Jesus e sua convocação mesmo em meio as provações como consequência ao seu seguimento.

Bênção 

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém. 

- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém. 

- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém. 

- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém. 

(Nm 6, 24-27)

 



+ Leitura Orante


Instituto Nossa Senhora das Graças

Irmãs Gracianas

Por Maria tudo ao Salvador!

FAÇA SEU PEDIDO DE ORAÇÃO

Copyrights © MMXVI Irmãs Gracianas | Produzido e Hospedado por Actio Comunicação | Template by W3layouts | Acessar webmail