Home >> Artigos

As perguntas inquietantes que nos habitam!

Ir. Luana Santos, mnsg


LEITURA ORANTE - Mt 16, 13-20

As perguntas inquietantes que nos habitam!

Preparo-me para a Leitura Orante, estando em comunhão com todos os internautas em torno da Palavra de Deus. Rezamos em sintonia com a Santíssima Trindade.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Respirai em mim, ó Espírito Santo, para que todos os meus pensamentos possam ser santos.

Agi em mim, ó Espírito Santo, para que meu trabalho também possa ser santo.

Aproximai-vos do meu coração, ó Espírito Santo, para que eu só ame o que for santo.

Fortalecei-me, ó Espírito Santo, para que eu defenda tudo o que for santo.

Guardai-me, pois, ó Espírito Santo, para que eu sempre possa ser santo.

Amém.

Oração atribuída a Santo Agostinho de Hipona

1 - Leitura (Verdade)

O que diz o texto do dia?

Leio atentamente o texto: Mt 16, 13-20

Naquele tempo, 13Jesus foi à região de Cesareia de Filipe e aí perguntou a seus discípulos: "Quem dizem os homens ser o Filho do homem?" 14Eles responderam: "Alguns dizem que é João Batista; outros, que é Elias; outros, ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas". 15Então Jesus lhes perguntou: "E vós, quem dizeis que eu sou?" 16Simão Pedro respondeu: "Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo". 17Respondendo, Jesus lhe disse: "Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. 18Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. 19Eu te darei as chaves do reino dos céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus". 20Jesus, então, ordenou aos discípulos que não dissessem a ninguém que ele era o Messias.

2 - Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim, hoje?

O texto nos revela Jesus com sua pedagogia fundada em perguntas, que nos inquietam. Ao fazer perguntas à seus ouvintes, Jesus quer nos colocar diante do mistério de Sua vida e de suas opções. Responder à sua pergunta "quem é Ele?" é o mesmo que comprometer-se com Ele, é assumir o caminho D´Ele, é arriscar-se n´Ele.

Questionar faz parte da vida, leva o ser humano a encontrar resposta diante dos desafios, do medo, da alegria, da morte e da vida ao seu redor. Ao procurarmos as respostas, fazemos um caminho de integração, nos levando à conversão, à mudança para o melhor. As perguntas movimenta-nos, dinamiza-nos e vivifica-nos através de respostas criativas em favor do reino de Deus. E é por isso que Jesus sempre nos interpela. Deus nos busca continuamente através de perguntas e nós somos as respostas que precisam ser respondidas.

- Estamos realmente sendo respostas às perguntas de Deus?

- Estamos respondendo à pergunta de Jesus, através somente de respostas formatadas, como os "dogmas", ou vamos além e respondemos à partir da prática, do chão da vida?

- Quem somo nós? O quê estamos fazendo? Por quê estamos fazendo? Para quem estamos fazendo?

- Quê é, que significa Jesus Cristo em nossas vidas?

3 - Oração (Vida)

O que o texto me leva a dizer a Deus?

Que o encontro comigo mesmo me aproxima do encontro com o Senhor e o encontro com o Senhor revela minha própria identidade.

"Qualquer segundo é uma porta para entrar em teu tempo.

Todo centímetro é uma terra que leva teu rastro.

Cada cor e cada aroma me fazem sentir tua fantasia jogando para o infinito.

Em cada olhar aparece a intimidade de teu mistério.

Todo golpe de foice cai sobre a terra com certeza de colheita.

Cada canto verdadeiro traz até meu coração o rumor da festa que já começou eterna ao final de meu caminho Senhor, não podes perder-te em uma clandestinidade absoluta: eu morreria em tua ausência.

Não podes revelar-te em toda tua grandeza: eu ficaria absorvido no resplendor de tua glória.

Tu és o Senhor da justa proximidade do sacramento necessário que nos permite irmos fazendo-nos sem tanto frio e noite que nosso barro fique cru, nem tanto sol e meio dia que teu fogo nos calcine".

Benjamin Buelta SCJ

4 - Contemplação (Vida/Missão)

Qual meu novo olhar a partir da Palavra?

Esta Palavra me convoca a construir respostas de adesão ao projeto de Jesus através da vivência da partilha, justiça, solidariedade, amor, paz, etc,.

Sou uma pergunta esperando a resposta de Deus e preciso estar em silêncio interior para ouvir sua resposta, que vem muitas vezes em forma de outras interpelações.

Bênção

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.

- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.

- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.



+ Leitura Orante


Instituto Nossa Senhora das Graças

Irmãs Gracianas

Por Maria tudo ao Salvador!

FAÇA SEU PEDIDO DE ORAÇÃO

Copyrights © MMXVI Irmãs Gracianas | Produzido e Hospedado por Actio Comunicação | Template by W3layouts | Acessar webmail