Home >> Artigos

O encontro com o outro faz saltar a vida em nosso interior!

Ir. Luana Santos, mnsg

LEITURA ORANTE - Lc 1, 39-56

O encontro com o outro faz saltar a vida em nosso interior!

Preparo-me para a Leitura Orante, estando em comunhão com todos os internautas em torno da Palavra de Deus. Rezamos em sintonia com a Santíssima Trindade.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Ó Espírito Santo, Divino Espírito de luz e de amor, eu Vos consagro a minha inteligência,

o meu coração e a minha vontade, todo o meu ser, no tempo e na eternidade.

Que a minha inteligência seja sempre dócil, às Vossas celestes inspirações e à doutrina da Santa Igreja Católica, de quem sois guia inefável. Que o meu coração esteja sempre inflamado de amor a Deus e ao próximo.

Que a minha vontade seja sempre conforme à vontade divina, e que toda a minha vida

seja uma imitação fiel da vida e das virtudes de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo,

a quem com o Pai e convosco, sejam dadas honra e glória para sempre. Amem.

S. Pio X

1 - Leitura (Verdade)

O que diz o texto do dia?

Leio atentamente o texto: Lc 1, 39-56

Naqueles dias, 39Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia. 40Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. 41Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 42Com um grande grito, exclamou: "Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! 43Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? 44Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. 45Bem aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu". 46Então Maria disse: "A minha alma engrandece o Senhor, 47e o meu espírito se alegra em Deus, meu salvador, 48porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada, 49porque o Todo-Poderoso fez grandes coisas em meu favor. O seu nome é santo, 50e sua misericórdia se estende, de geração em geração, a todos os que o respeitam. 51Ele mostrou a força de seu braço: dispersou os soberbos de coração. 52Derrubou do trono os poderosos e elevou os humildes. 53Encheu de bens os famintos e despediu os ricos de mãos vazias. 54Socorreu Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia, 55conforme prometera aos nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre". 56Maria ficou três meses com Isabel; depois voltou para casa.

2 - Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim, hoje?

O texto relata o encontro de duas mulheres grávidas. Grávidas da vida, do amor, da solidariedade, de Deus. Portanto, esse encontro não é somente entre duas mulheres e sim um encontro que desencadeia outros encontros, como o dos bebês e do Espírito Santo. É um encontro que faz nascer outros encontros cheios da vida Divina. A partir deste encontro, acontece a dinâmica da cura que faz com que as relações interpessoais sejam cheias do Espírito Santo que liberta e harmoniza o ambiente.

Esse texto me convida a pensar melhor em como estou acolhendo a mim mesmo, o outro e como me deixo acolher. O verdadeiro encontro acontece quando há diálogo e a verdadeira comunicação com ou sem palavras, através do desejo do bem querer recíproco. Ir ao encontro do outro não é só estar presente fisicamente, mas é estar presente em corpo e espírito no mais profundo de nossas entranhas.

- Como Maria, estou saindo de mim mesma (o) e indo ao encontro do outro?

- Como Isabel, estou acolhendo com alegria e esperança quem vem ao meu encontro?

- Me deixo afetar e transformar com a alegria de quem me acolhe?

- Faço a experiência de Deus em meus encontros interpessoais?

- Tenho consciência que sou portador (a) da vida do Espírito Santo e deixo essa vida se manifestar em mim e no outro?

3 - Oração (Vida)

O que o texto me leva a dizer a Deus?

Esse texto me leva a cantar, dançar e louvar o Deus Trinitário que em sua essência é relação, amor, solidariedade, partilha, enfim, comunhão. Com este poema a seguir, peço a Deus que minha vida e meus encontros, possam ir além das aparências e que cada encontro interpessoal, com a natureza, com o cosmos, sejam cheios de sentido da Vida Divina.

Podemos apertar milhares de mãos, e ficar sozinhos, cheios de sensações à flor da pele.

Uma só mão, e sentir nela o calor do absoluto.

Podemos percorrer muitos caminhos, e ficar sem futuro cheios de metros na planta dos pés.

Podemos dar um só passo, e antecipar nele o gozo da meta.

Podemos olhar muitas paisagens, e ficar vazios cheios de imagens na superfície da cor.

Podemos contemplar um só horizonte, e ver aparecer nele a plenitude do infinito.

Benjamín González Buelta sj

4 - Contemplação (Vida/Missão)

Qual meu novo olhar a partir da Palavra?

Esta Palavra me leva a engravidar da vida divina e a fazer nascer na vida do outro, fazendo com que minhas relações sejam fecundas, cheias de amor, solidariedade, partilha e comunhão. Viva o encontro com Deus e com os outros!"

Bênção

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.

- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.

- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.



+ Leitura Orante


Instituto Nossa Senhora das Graças

Irmãs Gracianas

Por Maria tudo ao Salvador!

FAÇA SEU PEDIDO DE ORAÇÃO

Copyrights © MMXVI Irmãs Gracianas | Produzido e Hospedado por Actio Comunicação | Template by W3layouts | Acessar webmail