Home >> Artigos

Jesus Cura o Cego

Ir. Maria Inês

O Senhor esteja convosco.

- Ele está no meio de nós.

- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

- Glória a vós, Senhor.

 Naquele tempo, 1 ao passar, Jesus viu um homem cego de nascença. 6 E cuspiu no chão, fez lama com a saliva e colocou-a sobre os olhos do cego. 7 E disse-lhe: "Vai lavar-te na piscina de Siloé" (que quer dizer: Enviado). O cego foi, lavou-se e voltou enxergando. 8 Os vizinhos e os que costumavam ver o cego - pois ele era mendigo - diziam: "Não é aquele que ficava pedindo esmola?" 9 Uns diziam: "Sim, é ele!" Outros afirmavam: "Não é ele, mas alguém parecido com ele".

Ele, porém, dizia: "Sou eu mesmo!"

13 Levaram então aos fariseus o homem que tinha sido cego. 14 Ora, era sábado, o dia em que Jesus tinha feito lama e aberto os olhos do cego. 15 Novamente, então, lhe perguntaram os fariseus como tinha recuperado a vista. Respondeu-lhes: "Colocou lama sobre os meus olhos, fui lavar-me e agora vejo!" 16 Disseram, então, alguns dos fariseus: "Esse homem não vem de Deus, pois não guarda o sábado". Mas outros diziam: "Como pode um pecador fazer tais sinais?" 17 E havia divergência entre eles. Perguntaram outra vez ao cego: "E tu, que dizes daquele que te abriu os olhos?" Respondeu: "É um profeta". 34 Os fariseus disseram-lhe: "Tu nasceste todo em pecado e estás nos ensinando?" E expulsaram-no da comunidade. 35 Jesus soube que o tinham expulsado. Encontrando-o, perguntou-lhe: "Acreditas no Filho do Homem?"36 Respondeu ele: "Quem é, Senhor, para que eu creia nele?" 37 Jesus disse: "Tu o estás vendo; é aquele que está falando contigo". Exclamou ele: 38"Eu creio, Senhor!" E prostrou-se diante de Jesus.- Palavra da Salvação.

- Glória a vós, Senhor.

Entrando em sua tenda, colocando o corpo em posição confortável, convide sua comunidade espiritual ( parentes, amigos, santos de devoção) para se fazerem presente. Invoque o Espirito Santo.

Peça a graça de celebrar a gratuidade do amor providente de Deus.

 Luz de Deus 

A cura do cego de nascença é o sexto sinal de Jesus no Evangelho de João e acontece no contexto da festa das tendas, a festa da água e da luz. Naquele tempo toda doença era considerada castigo de Deus por um pecado cometido. Jesus, no entanto não aceita essa ideia. A cegueira, para ele, era ocasião de manifestar que Deus age com amor e então dá ao cego a possibilidade de enxergar. Mais que tudo, o cego curado  é iluminado por dentro, com a luz que é o próprio Jesus, num caminho verdadeiro de compreensão no início Jesus é um homem, não sabia onde estava( vv. 11 e 12), depois um profeta que vem de Deus, para enfim ser declarado como o Filho do homem que ele vê  e adora (vv. 12,17, 33 e 35 a 38). Este tempo de quaresma é também tempo de iluminação. Os fariseus, que pensavam enxergar corretamente, permanecem cegos, enquanto o cego continua a nos convidar a um caminho de luz.

À medida que nos deixamos iluminar por Jesus, nossos olhos vão vencendo preconceitos e permitindo olhar a nós mesmos e aos outros com atitudes diferentes.

Oração

" Ó senhor, olho para o céu e vejo a imensidão do universo, a imensidão do teu amor. Eu tão pequeno diante de ti, sou chamado(a) aa cuidar responsavelmente do mundo que criastes. Obrigado por me visitares  e por confiares ao ser humano tão grande missão. Que eu possa de fato colaborar em tua obra criadora. Amém"

(Bazaglia, 2011,p.25)




+ Leitura Orante


Instituto Nossa Senhora das Graças

Irmãs Gracianas

Por Maria tudo ao Salvador!

FAÇA SEU PEDIDO DE ORAÇÃO

Copyrights © MMXVI Irmãs Gracianas | Produzido e Hospedado por Actio Comunicação | Template by W3layouts | Acessar webmail