Home >> Artigos

Jesus e a Samaritana

Ir. Maria Inês

- O Senhor esteja convosco.

- Ele está no meio de nós.

- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

- Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 5 Jesus chegou a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, perto do terreno que Jacó tinha dado ao seu filho José. 6Era aí que ficava o poço de Jacó. Cansado da viagem, Jesus sentou-se junto ao poço. Era por volta de meio-dia. 7 Chegou uma mulher de Samaria para tirar água. Jesus lhe disse: "Dá-me de beber".  8 Os discípulos tinham ido à cidade para comprar alimentos). 9 A samaritana disse então a Jesus: "Como é que tu, sendo judeu, pedes de beber a mim, que sou uma mulher samaritana?" (De fato, os judeus não se dão com os samaritanos).

10 Respondeu-lhe Jesus: "Se tu conhecesses o dom de Deus e quem é que te pede: `Dá-me de beber´, tu mesma lhe pedirias a ele, e ele te daria água viva". 11 A mulher disse a Jesus: "Senhor, nem sequer tens balde e o poço é fundo. De onde vais tirar água viva? 12 Por acaso, és maior que nosso pai Jacó, que nos deu o poço e que dele bebeu, como também seus filhos e seus animais?"

13 Respondeu Jesus: "Todo aquele que bebe desta água terá sede de novo. 14 Mas quem beber da água que eu lhe darei, esse nunca mais terá sede. E a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água que jorra para a vida eterna".

15 A mulher disse a Jesus: "Senhor, dá-me dessa água, para que eu não tenha mais sede e nem tenha de vir aqui para tirá-la". 19b"Senhor, vejo que és um profeta!" 20 Os nossos pais adoraram neste monte, mas vós dizeis que em Jerusalém é que se deve adorar".

21 Jesus disse: Mulher acredite em mim. Está chegando a hora, e é agora, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e verdade. De fato, estes são os adoradores que o Pai procura.  22 Vós adorais o que não conheceis. Nós adoramos o que conhecemos, pois a salvação vem dos judeus.

23 Mas está chegando a hora, e é agora, em que os verdadeiros adoradores adoraram o Pai em espírito e verdade. De fato estes são os adoradores que o Pai procura. 24  Deus é espírito, e aqueles que o adoram devem adorá-lo em espírito e verdade.

25 A mulher disse a Jesus: "Sei que o Messias (que se chama Cristo) vai chegar. Quando ele vier, vai nos fazer conhecer todas as coisas". 26 Disse-lhe Jesus: "Sou eu, que estou falando contigo".

39ª Muitos samaritanos daquela cidade abraçaram a fé em Jesus. 40 Por isso, os samaritanos vieram ao encontro de Jesus e pediram que permanecesse com eles. Jesus permaneceu aí dois dias. 41E muitos outros creram por causa da sua palavra. 42E disseram à mulher: "Já não cremos por causa das tuas palavras, pois nós mesmos ouvimos e sabemos que este é verdadeiramente o salvador do mundo".

- Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.

Procure fazer a preparação para o momento de encontro pessoal com o Senhor

Aquietar-se: tome uma posição corporal adequada e crie espaço de silêncio e de quietude interior.

Deixe emergir uma imagem que represente o seu santuário interior. Traga presente o seu santuário interior.

Invoque o Espírito Santo... Peça o que quer e deseja.

Jesus veio salvar a todos 

Embora houvesse uma  rivalidade entre os samaritanos e os judeus por causa de suas convicções religiosas, por exemplo: os samaritanos adoravam a Deus no monte e os judeus no templo: "Nossos pais adoraram neste monte, mas vós dizeis que é em Jerusalém que se deve adorar" ( v. 20); Jesus não se deteve ante essas diferenças e  aproximou-se da Samaritana para oferecer-lhe uma vida nova, pela Água do Espírito.  Jesus é o Salvador de todos os povos. Ele morreu pelo pecado da humanidade inteira, não só por um único povo. Na Epístola a Timóteo, Paulo ensina que Deus "deseja que todos os homens se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade. Porque há um só Deus e há um só mediador entre Deus e os homens: Jesus Cristo, homem que se entregou como resgate por todos".( Tm 1, 4-6)

 "Em cada pessoa há uma necessidade inata de Deus e da salvação que só Ele pode satisfazer.  Uma sede de infinito que só pode ser saciada com a água que Jesus oferece, a água viva do Espírito".  O Salmo 41,2-3 proclama: "Como a corça anseia pelas águas vivas, assim minha alma suspira por vós, ó Meu Deus.  Minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo."

A resposta da Samaritana coloca barreiras entre ela e Jesus, mas Ele não se detém diante disso: "Sendo tu judeu, como pedes de beber a mim, que sou samaritana!" (v.9) Jesus insiste com a Samaritana e conosco também hoje: "Se conhecesses o dom de Deus, e quem é que te diz: Dá-me de beber, certamente lhe pedirias tu mesma e ele te daria uma água viva".( v. 10) Jesus é o Messias, o Salvador, portanto o único que tem poder de enviar o Espírito Santo, para sermos batizados.  São João Batista profetiza sobre Jesus: "Depois de mim vem outro mais poderoso do que eu, ante o qual não sou digno de me prostrar para desatar-lhe a correia do calçado. Eu vos batizei com água; ele, porém, vos batizará no Espírito Santo e no fogo". ( Mc  1, 7-8)

 

Após o momento de oração, examine as moções vividas, as luzes e sombras, desafios e resistências, apelos e justificativas.

Que novo olhar de compromisso decorre dessa oração? Como a palavra rezada pode ajudar a beber da fonte de água viva?

 



+ Leitura Orante


Instituto Nossa Senhora das Graças

Irmãs Gracianas

Por Maria tudo ao Salvador!

FAÇA SEU PEDIDO DE ORAÇÃO

Copyrights © MMXVI Irmãs Gracianas | Produzido e Hospedado por Actio Comunicação | Template by W3layouts | Acessar webmail