Home >> Artigos

"Este é o meu filho Amado,ouvi-o"

Ir. Maria Aparecida da Fonseca -mnsg

Este é um momento especial de encontro com Deus. Rezo em comunhão com todos  os internautas invocando a Trindade Santa.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém

Invoco ao Espírito Santo pedindo os seus dons para compreender a Palavra que vou meditar.

Ó Deus, nosso Pai bondoso e compassivo que nos mandais ouvir o vosso Filho Jesus quando disse no monte Tabor "Este é o meu Filho amado, escutai-o." Dai-nos um coração humilde e dócil para atender sempre os apelos de Jesus e a graça de sermos os seus fiéis discípulos. Amém.

1-       Leitura (verdade) 

O que a Palavra de Deus diz?

Leio a Palavra de Deus em Mt 17,1-9

Naquele tempo, 1Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, seu irmão, e os levou a um lugar à parte, sobre uma alta montanha. 2E foi transfigurado diante deles; o seu rosto brilhou como o sol e as suas roupas ficaram brancas como a luz. 3Nisto apareceram-lhe Moisés e Elias, conversando com Jesus.

4Então Pedro tomou a palavra e disse: "Senhor, é bom ficarmos aqui. Se queres, vou fazer aqui três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias". 5Pedro ainda estava falando, quando uma nuvem luminosa os cobriu com sua sombra. E da nuvem uma voz dizia: "Este é o meu Filho amado, no qual eu pus todo o meu agrado. Escutai-o!"

6Quando ouviram isto, os discípulos ficaram muito assustados e caíram com o rosto em terra. 7Jesus se aproximou, tocou neles e disse: "Levantai-vos e não tenhais medo".

8Os discípulos ergueram os olhos e não viram mais ninguém, a não ser somente Jesus. 9Quando desciam da montanha, Jesus ordenou-lhes: "Não conteis a ninguém esta visão até que o Filho do Homem tenha ressuscitado dos mortos".

- Palavra da Salvação.

- Glória a vós, Senhor.

Jesus toma três de seus discípulos Pedro, Tiago e João e sobe ao monte, talvez os três que mais precisavam da revelação do próprio Deus. Estava com Ele Pedro que se escandalizou quando ouviu Jesus falar de seu sofrimento, que deveria morrer e ser crucificado e  ainda tem a fraqueza de negá-lo . Tiago e João que talvez o seguisse por interesse, ocupar um lugar no seu reino.

O monte é o lugar de encontro com Deus. Moisés no monte Sinai recebe de Deus as tábuas da lei. No monte Tabor Jesus se transfigura, mostrando o seu lado divino, diante dos três.  A voz do Pai que revela ser Jesus o Filho amado e que é preciso escutá-lo.

As tendas representam a acomodação, o oposto daquilo que Jesus quer de seus discípulos. "Ide por  todo mundo e anunciai a Boa Nova a toda criatura."

2-       Meditação:   (caminho)

O que a Palavra de Deus diz para mim?

A transfiguração de Jesus me revela que eu também preciso de transfiguração, isto é mudar a minha  aparência, a minha conduta, os meus atos que não condizem com a imagem de Deus que sou, a sua filha amada  pelo meu batismo. Preciso estar atenta no meu relacionamento com as pessoas para não maltratá-las usando de misericórdia com elas pois foi isto que Jesus ensinou. "Sede misericordiosa como o vosso Pai celeste é misericordioso"

3-       Oração  (vida )

O que a Palavra  me leva  a dizer a Deus?

Em sintonia com a Campanha da Fraternidade rezo a oração que me leva a ser mais responsável pela obra da  criação e conscientizar os irmãos e irmãs para o cuidado com toda natureza da qual eu faço parte e que Deus criou com tanto amor.

Deus, nosso Pai e Senhor,
nós vos louvamos e bendizemos,
por vossa infinita bondade.

Criastes o universo com sabedoria
e o entregastes em nossas frágeis mãos
para que dele cuidemos com carinho e amor.

Ajudai-nos a ser responsáveis e zelosos pela
Casa Comum.
Cresça, em nosso imenso Brasil,
o desejo e o empenho de cuidar mais e mais
da vida das pessoas,
e da beleza e riqueza da criação,
alimentando o sonho do novo céu e da nova terra
que prometestes. Amém!

4-       Contemplação  (vida e missão)

Qual é o meu novo olhar a partir da Palavra de Deus?

A luz de Jesus é brilhante com o sol que aquece e trás energia. Levo comigo esta luz de Jesus por onde eu passo?

As  minhas atitudes, palavras tem demonstrado que carrego esta luz do próprio Jesus deixando que Ele ilumine a minha vida?

Estou descendo da montanha para ir ao encontro dos meus irmãos levando- lhes uma palavra de esperança ou construindo a minha tenda?

5-       BÊNÇÂO

Deus nos ilumine e nos guarde. Amém

Ele nos mostre a sua face e compadeça de nós. Amém.

Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém

                




+ Leitura Orante


Instituto Nossa Senhora das Graças

Irmãs Gracianas

Por Maria tudo ao Salvador!

FAÇA SEU PEDIDO DE ORAÇÃO

Copyrights © MMXVI Irmãs Gracianas | Produzido e Hospedado por Actio Comunicação | Template by W3layouts | Acessar webmail