Home >> Artigos

O Senhor é nossa fortaleza e salvação! Mt 6, 24-34

Ir. Luana Macedo

LEITURA ORANTE - Mt 6, 24-34

Preparo-me para a Leitura Orante, estando em comunhão com todos os internautas. E em torno da Palavra de Deus, rezamos em sintonia com a Santíssima Trindade. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Vem Espírito Santo e recorda-nos as palavras boas que dizia Jesus. Sem a Tua luz e o Teu testemunho sobre Ele, iremos esquecendo o rosto bom de Deus; o Evangelho irá converter-se em letra morta; a Igreja não poderá anunciar boas novas. Vem e ensina-nos a só escutar a Jesus!

Vem Espírito da Verdade e faz-nos caminhar na verdade de Jesus. Sem a Tua luz e a Tua guia, nunca nos libertaremos dos nossos erros e mentiras; nada novo e verdadeiro nascerá entre nós; seremos como cegos que pretendem guiar a outros cegos. Vem e converte-nos em discípulos e testemunhas de Jesus!

José Antônio Pagola

1 - Leitura (Verdade)

O que diz o texto do dia?

Leio atentamente o texto: Mt 6, 24-34

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 24"Ninguém pode servir a dois senhores; pois, ou odiará um e amará o outro, ou será fiel a um e desprezará o outro. Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro. 25Por isso eu vos digo: não vos preocupeis com a vossa vida, com o que havereis de comer ou beber; nem com o vosso corpo, com o que havereis de vestir. Afinal, a vida não vale mais do que o alimento, e o corpo, mais do que a roupa? 26Olhais os pássaros dos céus eles não semeiam, não colhem nem ajuntam em armazéns. No entanto, vosso Pai que está nos céus os alimenta. Vós não valeis mais do que os pássaros? 27Quem de vós pode prolongar a duração da própria vida, só pelo fato de se preocupar com isso? 28E por que ficais preocupados com a roupa? Olhai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham nem fiam. 29Porém, eu vos digo: nem o rei Salomão, em toda a sua glória, jamais se vestiu como um deles. 30Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é queimada no forno, não fará ele muito mais por vós, gente de pouca fé? 31Portanto, não vos preocupeis, dizendo: `O que vamos comer? O que vamos beber? Como vamos nos vestir? 32Os pagãos é que procuram essas coisas. Vosso Pai, que está nos céus, sabe que precisais de tudo isso. 33Pelo contrário, buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão dadas por acréscimo. 34Portanto, não vos preocupeis com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã terá suas preocupações! Para cada dia bastam seus próprios problemas".

 

2 - Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim, hoje?

Dois senhores: Deus e o dinheiro. Eis o dilema, eis dois caminhos para o ser humano escolher. Escolhendo um, automaticamente se opõe ao outro. Neste texto, Jesus fala claramente que Deus só pode ser servido e escolhido por aqueles que querem promover a fraternidade e a solidariedade. Servir ao dinheiro é ao mesmo que ficar indiferente aos que passam necessidades, aos marginalizados. Ao dizermos que somos cristãos e continuamos vivendo despreocupadamente, desfrutando do acúmulo do que temos, sem preocuparmos com as necessidades dos mais pobres, com certeza algo está errado. É preciso rever o comportamento e passar a ouvir a voz dos que mais sofrem, colaborar em projetos que humanizam, viver a solidariedade, etc. Estamos vivendo em uma sociedade em que se proliferam os demônios do capitalismo, rendimento, trabalhar para ganhar mais, obsessão por acumular dinheiro para se ter poder econômico, competição para superar os demais em poder. Esses demônios vão infiltrando no inconsciente através da moda e da publicidade e a pessoa acha que não consegue viver de forma diferente do que a sociedade apresenta. É a escravidão do consumismo e do acúmulo. Tem-se de tudo e se carece de paz e alegria interior. Jesus quer nos libertar e nos convida pra isso, que preocupemos com o Reino de Deus, com a fraternidade e solidariedade. Viver o tempo presente é viver fraternalmente, não deixando que os outros padeçam do necessário para viver. Para cada dia basta os seus problemas e esses problemas são as injustiças, a marginalização, as desigualdades. Somos convidados a tomar uma postura cristã e ser verdadeiramente livre compartilhando o melhor de nós aos pobres, marginalizados, pobres e abandonados.

- Estou servindo a Deus ou ao dinheiro?

- Em que estou colaborando para que o reino de Deus atinja os que mais precisam?

- Preocupo com as coisas temporais ou em viver o tempo presente a partir da partilha e da solidariedade?

- Quais são as minhas obsessões e do que preciso me livrar para me tornar um cristão autêntico e um ser humano mais próximo de seu Criador?

 

3 - Oração (Vida)

O que o texto me leva a dizer a Deus?

Rezo pedindo a Deus a graça de estar sempre livre e de coração aberto à solidariedade, à partilha, ao amor doação. Silencio meu ser e peço-lhe o que mais preciso para crescer no desapego aos bens materiais, no desejo de me livrar do poder do dinheiro, do consumismo e das tentações da moda e do que a sociedade dita. Louvo-o com o salmista que diz:

Salmo 71,

..."Libertará o indigente que suplica, e o pobre ao qual ninguém quer ajudar.

Terá pena do indigente e do infeliz, e a vida dos humildes salvará.

Há de livrá-los da violência e opressão, pois vale muito o sangue deles a seus olhos!"...

 

4 - Contemplação (Vida/Missão)

Qual meu novo olhar a partir da Palavra?

Vou procurar através da oração e da escuta atenta à Palavra de Deus, me tornar um ser humano mais livre que possa distinguir o mal que a sociedade dita para se buscar poder e dinheiro. Através de um novo comportamento, praticar a justiça e espalhar a solidariedade e a partilha.

 

Bênção 

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém. 

- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém. 

- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém. 

- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém. 

 

 

 



+ Leitura Orante


Instituto Nossa Senhora das Graças

Irmãs Gracianas

Por Maria tudo ao Salvador!

FAÇA SEU PEDIDO DE ORAÇÃO

Copyrights © MMXVI Irmãs Gracianas | Produzido e Hospedado por Actio Comunicação | Template by W3layouts | Acessar webmail