Home >> Artigos

Sede perfeitos como vosso Pai!

Ir. Luana Santos, mnsg

LEITURA ORANTE - Mt 5, 38-48

Preparo-me para a Leitura Orante, estando em comunhão com todos os internautas em torno da Palavra de Deus. Rezamos em sintonia com a Santíssima Trindade.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Vem, Espírito Santo! Purifique o coração de sua Igreja. Estabeleça a verdade entre nós. Ensine-nos a reconhecer nossos pecados e limitações. Recorde-nos que somos como todos: frágeis, medíocres e pecadores. Liberte-nos de nossa arrogância e falsa segurança. Faça com que aprendamos a caminhar entre as pessoas com mais verdade e humildade.

Vem, Espírito Santo! Ensine-nos a olhar de maneira nova a vida, o mundo e, sobretudo, as pessoas. Que aprendamos a olhar como Jesus olhava os que sofriam, os que choravam, os que caiam, os que viviam sozinhos e esquecidos. Se nosso olhar muda, mudará também o coração e o rosto de sua Igreja. Nós, discípulos(as) de Jesus, irradiaremos melhor sua proximidade, sua compreensão e solidariedade para com os mais necessitados; nós nos pareceremos mais com o nosso Mestre e Senhor.

Vem, Espírito Santo! Faça de nós uma Igreja de portas abertas, coração compassivo e esperança contagiosa.

Que nada nem ninguém nos distraia ou desvie do projeto de Jesus: fazer um mundo mais justo e digno, mais amável e ditoso, abrindo caminhos ao Reino de Deus. Amém.

José Antônio Pagola

1 - Leitura (Verdade)

O que diz o texto do dia?

Leio atentamente o texto: Mt 5, 38-48

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 38"Vós ouvistes o que foi dito: `Olho por olho e dente por dente!´ 39Eu, porém, vos digo: Não enfrenteis quem é malvado! Pelo contrário, se alguém te dá um tapa na face direita, oferece-lhe também a esquerda! 40Se alguém quiser abrir um processo para tomar a tua túnica, dá-lhe também o manto! 41Se alguém te forçar a andar um quilômetro, caminha dois com ele! 42Dá a quem te pedir e não vires as costas a quem te pede emprestado. 43Vós ouvistes o que foi dito: `Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo!´ 44Eu, porém, vos digo: Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem! 45Assim, vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus, porque ele faz nascer o sol sobre maus e bons, e faz cair a chuva sobre justos e injustos. 46Porque, se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Os cobradores de impostos não fazem a mesma coisa? 47E se saudais somente os vossos irmãos, o que fazeis de extraordinário? Os pagãos não fazem a mesma coisa? 48Portanto, sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito!".

2 - Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim, hoje?

Estamos vivendo em um tempo que a violência virou cultura. Aflora-se cada vez mais atitudes que levam à violência e a autodestruição. Este texto é uma convocação para os cristãos a reverter essa situação e transformar as atitudes violentas em ações que promovem a paz. Não se resolve os problemas violentos com mais violência, essas atitudes criam um círculo vicioso que não termina. É um equívoco acreditar que o mal pode ser detido com o mal. Jesus convida a buscar uma atitude mais justa e fraterna, através do diálogo, do respeito, da aceitação do outro, da superação da indiferença, rejeição e antipatia. O amor cristão vai além e transforma ações do ordinário da vida em ações extraordinárias. O amor supera o mal, preserva a vida e aproxima a pessoa de Deus. Seguir Jesus é desejar o extraordinário, algo mais além do ordinário e normal do cotidiano.

- Consigo desejar o bem aos meus inimigos?

- O que está me impedindo de amar o outro, de promover o afeto sincero e a amizade



+ Leitura Orante


Instituto Nossa Senhora das Graças

Irmãs Gracianas

Por Maria tudo ao Salvador!

FAÇA SEU PEDIDO DE ORAÇÃO

Copyrights © MMXVI Irmãs Gracianas | Produzido e Hospedado por Actio Comunicação | Template by W3layouts | Acessar webmail