Home >> Artigos

LEI COM AMOR

Irmã Geraldina Teixeira de Carvalho


Evangelho: ( Mateus 5, 17-37)
A graça e a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a Comunhão do Espírito Santo, estejam conosco.
Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.

Oração
Ò Deus, que prometeste permanecer nos corações sinceros e retos, daí-nos por vossa graça, viver de tal modo, que possais habitar em nós. Por  nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.


Acolhendo a Palavra, fazendo memória. Vamos encontrar juntos o texto.
Ler (e reler o texto) pausadamente.


- O Senhor esteja convosco.
- Ele está no meio de nós.
- PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
- Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 20"Eu vos digo: Se a vossa justiça não for maior que a justiça dos mestres da Lei e dos fariseus, vós não entrareis no Reino dos Céus.
21 Vós ouvistes o que foi dito aos antigos: `Não matarás! Quem matar será condenado pelo tribunal´. 22 Eu, porém, vos digo: todo aquele que se encoleriza com seu irmão será réu em juízo.
27 Ouvistes o que foi dito: `Não cometerás adultério´. 28 Eu, porém, vos digo: Todo aquele que olhar para uma mulher, com o desejo de possuí-la, já cometeu adultério com ela no seu coração.
33 Vós ouvistes também o que foi dito aos antigos: `Não jurarás falso´, mas `cumprirás os teus juramentos feitos ao Senhor´. 34  Eu, porém, vos digo: Não jureis de modo algum. 37 Seja o vosso `sim´: `Sim´, e o vosso `não´: `Não´. Tudo o que for além disso vem do Maligno".


- Palavra da Salvação.

- Glória a vós, Senhor.


O que diz o texto bíblico?
Jesus ensina a seus discípulos a verdadeira importância da Lei. Mostra que o espírito da Lei é o amor.  As palavras de Jesus convidam ao cristão a algo mais, a dar um passo mais na fraternidade. Não basta não matar o irmão, importa respeitá-lo. Deus não está somente no céu, mas também  em cada irmão que encontramos.


1. Falar uma palavra ou frase que ficou mais forte para você
O nosso corpo é a casa de Deus. Jesus quer que a imagem de Deus seja respeitada em nosso corpo, que é templo do Espírito Santo.


2. Meditação:  
O povo de Jesus tinha muitas leis  e a Lei ( Dez Mandamentos). Jesus respeita a Lei do povo. Não veio tirar o valor da Lei; mas mostrar o seu verdadeiro sentido. Ele não fica na letra da Lei; quer o espírito da Lei.
No tempo de Jesus, haviam tantos preceitos, que traduziam para a vida  prática a Lei, que a vida do povo pobre tornou-se insuportável. Eram mais de 500 preceitos, alguns tornaram-se  peso difícil de carregar. Em vez de libertar, as normas oprimiam. Hoje é diferente? Jesus ensina a seus discípulos a verdadeira importância  da Lei. Mostra que o espírito da Lei é o amor. As palavras de Jesus convidam o cristão a algo mais, a dar um passo  adiante  na fraternidade.  


3. Contemplação: Contemplar a cena bíblica
Eu me coloco numa posição cômoda me concentro. Fecho os olhos, imagino a cena.
Personagens:  Jesus e seus discípulos
No Evangelho de Mateus 5,17-37 Jesus nos convida a termos um relacionamento equilibrado entre homem e mulher, relacionamento de amor e fraternidade, sem dominação de nenhuma parte. Jesus não faz distinção entre homem e mulher. Ambos devem viver na fidelidade. Comete adultério tanto a mulher que é infiel ao marido,  como o  marido que  tem outras mulheres. Homem e mulher somente são felizes no amor que se traduz em convivência saudável e fraterna. O nosso corpo é a casa de Deus. Jesus quer que a imagem de Deus seja respeitada em nosso corpo que é templo do Espírito Santo.


4. Oração:  Ó Deus, gravai em nós a lei do amor e do perdão, para vivermos em conformidade com os ensinamentos de vosso Filho. Que vive e reina para sempre. Amém.


5. O que vou colocar em minha vida, Para ir vivenciando os ensinamentos de Jesus.
Somos convidados pelo Senhor a seguir 0 caminho dos seus mandamentos, pois ao nosso alcance  estão o bem e o mal a felicidade e a infelicidade. Guiados pela sabedoria  divina, aprendemos dele a viver a justiça do reino de Deus, através dos seus  mandamentos.


6. Bênção: Deus, nossa luz e salvação nos acompanhe sempre com suas bênçãos. Ele que é Pai, Filho e Espírito Santo
Todos:  Amém
Canto:  Aquele que faz, aquele que ensina / os teus mandamentos, tua lei,  ó Senhor, / no reino do céu bem visto será ,/ no reino do céu será maior!   
                         

 



+ Leitura Orante


Instituto Nossa Senhora das Graças

Irmãs Gracianas

Por Maria tudo ao Salvador!

FAÇA SEU PEDIDO DE ORAÇÃO

Copyrights © MMXVI Irmãs Gracianas | Produzido e Hospedado por Actio Comunicação | Template by W3layouts | Acessar webmail