Home >> Artigos

SAL E LUZ NO MEIO DO MUNDO

Ir. Geraldina Teixeira, mnsg

 Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém

A graça e a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a Comunhão do Espírito Santo, estejam conosco.

Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.

 Evangelho  ( Mateus 5, 13-16)

 Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 13Vós sois o sal da terra. Ora, se o sal se tornar insosso, com que salgaremos? Ele não servirá para mais nada, senão para ser jogado fora e ser pisado pelos homens.

14Vós sois a luz do mundo. Não pode ficar escondida uma cidade construída sobre um monte. 15Ninguém acende uma lâmpada e a coloca debaixo de uma vasilha, mas sim num candeeiro, onde brilha para todos que estão na casa.
16Assim também brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e louvem o vosso Pai que está nos céus.

 

Oração

Velai, ó Deus, sobre a vossa família com incansável amor; e, como só confiamos na vossa graça, guardai-nos sob a vossa proteção. Por Jesus Cristo, vossa Filho, na unidade do Espírito Santo.

1. Acolhendo a Palavra, fazendo memória. Vamos encontrar juntos o texto.

Ler (e reler o texto) pausadamente)

 

O que diz o texto bíblico?

Jesus conhecia profundamente a vida de seu povo. Esclarecia seus ensinamentos  com coisas bem práticas que todos conheciam no dia a dia. 

Em Mateus  5,13-16,  Jesus  mostra a importância de nossa atuação como seus seguidores,  nos comparando ao sal e a luz.

 

Falar uma palavra ou frase que ficou mais forte para você

"Brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam vossas boas obras e  louvem  o vosso Pai que está no céus."

 

2. Meditação:  

 

Jesus diz que nós cristãos somos a luz do mundo: aqueles que mostram a beleza da vida para os outros. A luz por excelência é Cristo: "Eu sou a luz do mundo". Podemos apagar com um sopro a luz da vela. Podemos quebrar com uma pedrada a lâmpada de vidro. Ninguém nos garante que o sol vai brilhar todos os dias. A luz de cristo, pelo contrário, vai brilhar sempre.

 Precisamos dar provas de que somos sal e luz para o mundo. Como? Fazendo com que nossas boas obras glorifiquem o Pai que está nos céus. Isto não acontece fora do mundo. Misturando-nos profundamente no mundo onde atuamos, estudamos, trabalhamos é que damos novo sabor e somos luz que ilumina. Por que a política partidária é tão desacreditada e muitos aproveitam dela para se enriquecer? Por falta de cristãos de verdade que atuem como sal e luz. O mesmo vale para os meios de comunicação social, para os sindicatos, para a escola... É enfrentando as trevas que somos luz!    

 

3. ContemplaçãoContemplar a cena bíblica

 Eu me coloco numa posição cômoda me concentro. Fecho os olhos, imagino a cena.

 Personagens:  Jesus e seus discípulos

 No Evangelho de Mateus 5,13-16, Jesus nos convida a renovar o compromisso de sermos sal e luz, pessoas que conferem sabor e sentido da realidade da vida. Louvemos ao Pai do céu pelo seu poder, manifestado em toda a ação  que expulsa do mundo as trevas da  opressão e da injustiça.   

 

4. Oração:   Senhor, fazei que nossa comunidade seja luz para os que não trilham caminhos de vida e sal que preserva os valores do vosso Reino.Amém.

 5. O que vou colocar em minha vida, Para ir vivenciando os ensinamentos de Jesus.

Quero sempre lembrar e proclamar  que: a comunidade cristã, por suas obras de solidariedade, torna-se o sal e a luz que dão sentido e brilho a sociedade.

        

 6. Bênção :    Deus, nossa luz e salvação  nos  acompanhe sempre com suas bênçãos,  Ele que é Pai, Filho e Espírito Santo.

         Todos: Amém.

 



+ Leitura Orante


Instituto Nossa Senhora das Graças

Irmãs Gracianas

Por Maria tudo ao Salvador!

FAÇA SEU PEDIDO DE ORAÇÃO

Copyrights © MMXVI Irmãs Gracianas | Produzido e Hospedado por Actio Comunicação | Template by W3layouts | Acessar webmail