Home >> Artigos

Santíssima Trindade comunidade de amor

Ir Luciana Márcia da Silva, mnsg

        

Jo 16,12-15

 

Invocação ao Espírito Santo

 

Vinde, Espírito de Entendimento, iluminai a nossa mente com a luz com a Vossa Verdade.

Vinde, Espírito de Conselho, fazei-nos dóceis às vossas inspirações e guiai-nos no Vosso caminho.

Vinde, Espírito de Fortaleza, dai-nos força e perseverança na luta contra o mal.

Vinde, Espírito de Ciência, sede o Mestre de nossas mentes e corações e ajudai-nos e viver Vossa Palavra.

Vinde, Espírito de Piedade, vinde morar em nossos corações, tomai conta deles e santificai todos os seus afetos.

Vinde, Espírito do Santo Temor de Deus, reinai em nossa vontade e fazei que estejamos sempre dispostos a antes sofrer e morrer que Vos ofender.

 

Leitura do texto

- PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

- Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 12"Tenho ainda muitas coisas a dizer-vos, mas não sois capazes de as compreender agora.

13Quando, porém, virá o Espírito da Verdade, ele vos conduzirá à plena verdade. Pois ele não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido; e até as coisas futuras vos anunciará.

14Ele me glorificará, porque receberá do que é meu e vo-lo anunciará. 15Tudo o que o Pai possui é meu. Por isso, disse que o que ele receberá e vos anunciará, é meu".

- Palavra da Salvação.        - Glória a vós, Senhor.

Meditação

Celebrando hoje a Santíssima Trindade, a comunidade cristã se reúne para celebrar a fé e o amor de Deus. A Santíssima Trindade é a melhor comunidade de amor, pois o clima que reina é a união comunhão e partilha. Seu projeto  é a liberdade e vida para todos. Jesus em seu discurso de despedida diz: "Tenho ainda muitas coisas a dizer-vos, mas não sois capazes de as compreender agora". "Porém, virá o Espírito da Verdade, Ele vos conduzirá à plena verdade". A Trindade Santa é a presença real e verdadeira na vida de todo aquele que se coloca como discípulo. Jesus doou sua vida por amor, Jesus e o Pai nos enviou o Espírito por amor. Jesus e o Pai tem em comum a glória, o amor e o Espírito. Espírito da sabedoria e do discernimento, Espírito da verdade, do amor, da unidade. A Santíssima Trindade é a melhor comunidade.  Acreditamos nesta verdade de fé, a Trindade Santa se manifestou e se manifesta ao longo de nossa vida. Ao longo da História da Salvação o Pai se revelou na criação, pondo em ação seu projeto de liberdade e vida para todos. Revelou-se na caminhada de seu povo falando e agindo pessoalmente pelo Filho Jesus Cristo e continua agindo e conduzindo pelo Espírito da verdade que guia os cristãos à Verdade plena.  A Trindade está presente em nossa vida o tempo todo. Glórias ao Pai, ao Filho e ao Espírito da Verdade. 

Oração

Senhor após meditar Vossa Palavra de vida e de comunhão, Vos louvo.

Ó Senhor, nosso Deus, como é grande vosso nome por todo o universo!

Ó Senhor, nosso Deus, como é grande vosso nome por todo o universo! Contemplando estes céus que plasmastes/ e formastes com dedos de artista;/ vendo a lua e estrelas brilhantes, perguntamos:/ "Senhor, que é o homem, / para dele assim vos lembrardes/ e o tratardes com tanto carinho? "Pouco abaixo de Deus o fizestes, / coroando-o de glória e esplendor;/ vós lhe destes poder sobre tudo, / vossas obras aos pés lhe pusestes: as ovelhas, os bois, os rebanhos, / todo o gado e as feras da mata;/ passarinhos e peixes dos mares, / todo ser que se move nas águas.

 

Contemplação

Qual meu novo olhar da Santíssima Trindade após a meditação que acabei de fazer? Não preciso de conhecimentos intelectuais para entender a ação da Trindade Santa em minha vida. Preciso do coração aberto ao Espírito da Verdade para deixar que Ele conduza-me a Vida Plena. Deus Pai sempre caminha comigo, desde minha concepção, Deus Filho me salvou com seu amor. Deus Espírito Santo me santificou no meu batismo e continua me santificando e me orientando. Portanto meu olhar agora é mais nítido. Quero contemplar essa presença santificadora em minha vida pessoal, profissional e familiar. Peço a Trindade que seja sempre minha maior companhia.

Benção

O Senhor te abençoe e te guarde, mostre a ti o seu rosto e tenha misericórdia de ti.Volte para ti o seu olhar e te dê a paz. Amém.

 


S. Francisco do Guaporé - RO

 

 




+ Leitura Orante


Instituto Nossa Senhora das Graças

Irmãs Gracianas

Por Maria tudo ao Salvador!

FAÇA SEU PEDIDO DE ORAÇÃO

Copyrights © MMXVI Irmãs Gracianas | Produzido e Hospedado por Actio Comunicação | Template by W3layouts | Acessar webmail