Home >> Artigos

O jovem foi embora triste

Ir. Aparecida Mendes


28º Domingo do Tempo Comum - Ano B 

 Evangelho - Mc 10,17-30

Naquele tempo: 17 Quando Jesus saiu a caminhar, veio alguém correndo, ajoelhou-se diante dele, e perguntou: `Bom Mestre, que devo fazer para ganhar a vida eterna?´ 18 Jesus disse: `Por que me chamas de bom?´ Só Deus é bom, e mais ninguém. 19 Tu conheces os mandamentos: não matarás; não cometerás adultério; não roubarás; não levantarás falso testemunho; não prejudicarás ninguém; honra teu pai e tua mãe!´ 20 Ele respondeu: `Mestre, tudo isso tenho observado desde a minha juventude´. 21 Jesus olhou para ele com amor, e disse: `Só uma coisa te falta: vai, vende tudo o que tens e dá aos pobres, e terás um tesouro no céu. Depois vem e segue-me!´ 22 Mas quando ele ouviu isso, ficou abatido e foi embora cheio de tristeza, porque era muito rico. 23 Jesus então olhou ao redor e disse aos discípulos: `Como é difícil para os ricos entrar no Reino de Deus!´ 24 Os discípulos se admiravam com estas palavras, mas ele disse de novo: `Meus filhos, como é difícil entrar no Reino de Deus! 25 É mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus!´ 26 Eles ficaram muito espantados ao ouvirem isso, e perguntavam uns aos outros: `Então, quem pode ser salvo?´ 27 Jesus olhou para eles e disse: `Para os homens isso é impossível, mas não para Deus. Para Deus tudo é possível´. 28 Pedro então começou a dizer-lhe: `Eis que nós deixamos tudo e te seguimos´. 29 Respondeu Jesus: `Em verdade vos digo, quem tiver deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos, campos, por causa de mim e do Evangelho, 30 receberá cem vezes mais agora, durante esta vida - casa, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições -e, no mundo futuro, a vida eterna.

Palavra da salvação.

 Glória a vós Senhor!

 

1- Começo com a oração:

Jesus, Divino Mestre, modelo prefeito de entrega ao Pai, enove sempre em nós o desejo de um bom seguimento. Numa cruz entregou todo sua vida para a salvação do mundo, e nos deu vida nova. Dai-nos a docilidade do Espirito santo, e nos renova com a vossa graça e toda paz. Tornai-nos fecundos no amor, a uma entrega sem reservas para o bem dos nossos irmãos e irmãs que caminham conosco.

 

2- Silenciosamente leio o texto observo os acontecimentos.

Ganhar a vida eterna? Observar os mandamentos? Vender tudo? Todos nós sonhamos com a vida eterna. O anseio deste alguém que se ajoelha diante de Jesus era conseguir a vida eterna. Jesus apresenta a ele algumas exigências. Fala dos mandamentos, deixar pai, mãe, campos, irmãos e irmãs, mas não será decepcionado. A nossa vida neste mudo é uma passagem, e só tem sentido quando nos tornamos servidores do próprio Cristo na pessoa dos nossos irmãos. O jovem colocou dificuldades para seguir Jesus. O apego às coisas terrenas impedem muitas pessoas de fazer o bem.   Vivemos no mundo em muitos se deixam escravizar pela ganância do poder das riquezas, colocando-as acima de tudo em suas vidas. O Reino de Deus é inaugurado por Jesus com a doação da sua própria vida. Fez em tudo a vontade de Deus, assumiu nossa miséria humana, morreu na cruz e nos deu vida nova.

 

3- O que diz o texto?

 Quando Jesus fala, só uma coisa te falta: vai, vende o que tens, dá aos pobres e terás um tesouro no céu, e em seguida vem e segue-me! O jovem ficou triste. Este jovem apreciava as riquezas da terra; Cristo aconselha-o a despojar-se delas, não para empobrecer com este despojamento, mas para enriquecer ainda mais.  Quando a riqueza ou o desejo da riqueza ocupa o coração e o olhar, a pessoa já não consegue perceber o sentido da vida e do evangelho. Jesus nos ensina e nos dá grandes oportunidades para um bom seguimento. Viver a alegria do Evangelho de Jesus é ter capacidade de desapegar-se de nós mesmos para ir ao encontro do outro. Todos nós somos chamados a viver a experiência do Reino já existente entre nós. A dimensão dos ensinamentos de Jesus nos traz uma felicidade mais duradoura, uma vez que assumimos com ousadia e determinação a nossa vida e vocação.

3- O que o texto diz para mim?

 O missionário não conseguirá trilhar o caminho de Jesus carregado de bens materiais. Toda pessoa que se dispõe seguir o Mestre, é chamado a levar em sua bagagem a leveza de espirito, o amor, a entregar-se totalmente nas mãos de Deus, por que Ele não abandona os seus filhos e filhas. Quando ele fala vender tudo, é por que tem algo melhor para nos oferecer. Tudo neste mundo é passageiro, mas Deus é rico em misericórdia, fonte de toda graça e bondade infinita.

4- O que a Palavra me leva a dizer a Deus?

Agradeço a Deus pela oportunidade que me deste para conhecer e refletir mais a sua mensagem, por iluminar a minha mente, fortalecer o meu coração e todo o meu ser na escuta e meditação da Palavra que liberta e salva. Encerro com o mantra. Deus está em mim (bis). Meu coração é pleno de amor.  Amém!

Bênção

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém. Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém

-Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.

- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

 

Ir. Maria Aparecida Mendes, MNSG

São Domingos- RO

 



+ Leitura Orante


Instituto Nossa Senhora das Graças

Irmãs Gracianas

Por Maria tudo ao Salvador!

FAÇA SEU PEDIDO DE ORAÇÃO

Copyrights © MMXVI Irmãs Gracianas | Produzido e Hospedado por Actio Comunicação | Template by W3layouts | Acessar webmail