Home >> Artigos

Mc 2,23-28 - O sábado foi feito para o homem e não o homem para o sábado.

Ir. Vânia Danielle

Mc 2,23-28 - O sábado foi feito para o homem e não o homem para o sábado.

Respiro profundamente me preparando para a Leitura Orante, em comunhão em torno da Palavra com todas as pessoas que também oram comigo neste ambientevirtual. Rezamos, em sintonia com a Santíssima Trindade.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém "Desde amanhã preparo uma oferenda e fico Senhor a espera de teu sinal". (Bis)

1. Leitura (Verdade) O que diz o texto do dia? EVANGELHO: Marcos 2, 23 - 3,6

23Jesus estava passando por uns campos de trigo, em dia de sábado. Seus discípulos começaram a arrancar espigas, enquanto caminhavam. 24 Então os fariseus disseram a Jesus: `Olha! Por que eles fazem em dia de sábado o que não é permitido?´ 25 Jesus lhes disse: `Por acaso, nunca lestes o que Davi e seus companheiros fizeram quando passaram necessidade e tiveram fome? 26 Como ele entrou na casa de Deus, no tempo em que Abiatar era sumo sacerdote, comeu os pães oferecidos a Deus, e os deu também aos seus companheiros? No entanto, só aos sacerdotes é permitido comer esses pães´. 27 E acrescentou: `O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado. 28 Portanto, o Filho do Homem é senhor também do sábado´. 1 Jesus entrou de novo na sinagoga. Havia ali um homem com a mão seca. 2 Alguns o observavam para ver se haveria de curar em dia de sábado, para poderem acusá-lo. 3 Jesus disse ao homem da mão seca: `Levanta-te e fica aqui no meio!´ 4 E perguntou-lhes: `É permitido no sábado fazer o bem ou fazer o mal? Salvar uma vida ou deixá-la morrer?´ Mas eles nada disseram. 5 Jesus, então, olhou ao seu redor, cheio de ira e tristeza, porque eram duros de coração; e disse ao homem: `Estende a mão´. Ele a estendeu e a mão ficou curada. 6 Ao sairem, os fariseus com os partidários de Herodes, imediatamente tramaram, contra Jesus, a maneira como haveriam de matá-lo.

Sintonizando a Palavra

Para Jesus, a pessoa tem prioridade. As coisas, os dias, inclusive o sábado, estão a seu serviço. Isto põe em xeque a relação ou a ordem de valores que se coloca no mundo. As coisas estão no seu justo lugar quando ajuda a pessoa humana ser conforme o Projeto de Deus. A lei está a serviço do bem e não para escravizar o ser humano.

2. Meditação (Caminho)

O que a Palavra diz para mim?

Sinto-me uma pessoa próxima dos meus irmãos? Sensibilizo-me com as necessidades das pessoas? Como reajo ao ver tantos desabrigados pela chuva, sem casa, sem alimentos, num momento de dor pela perda de um familiar ou amigo? A lei pra mim está acima do bem estar das pessoas?

3. Oração (Vida) - O que a Palavra me leva a dizer a Deus?

Faça uma oração espontânea agradecendo ao Senhor pela perfeita ordem com que a vida se mantém.

4.Contemplação (Vida e Missão) Qual meu novo olhar a partir da Palavra? O que para mim se tornou maior valor apartir dessa reflexão? Anoto o que foi mais significativo. Os sentimentos que mais prevaleceram: gratidão, angústia, consolação, desolação. 5.Bênção

Deus nos abençoe e nos guarde. Amém. - Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém. -Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém. - Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.



+ Leitura Orante


Instituto Nossa Senhora das Graças

Irmãs Gracianas

Por Maria tudo ao Salvador!

FAÇA SEU PEDIDO DE ORAÇÃO

Copyrights © MMXVI Irmãs Gracianas | Produzido e Hospedado por Actio Comunicação | Template by W3layouts | Acessar webmail