Home >> Artigos

"A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou, também Eu vos envio"

Ir. Maria Aparecida Mendes, mnsg

Solenidade de Pentecostes - João 20,19-23

Oração Inicial

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

 Oração de invocação do Espírito Santo:

Vinde, Espírito Santo! Enchei os corações dos Vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor. Enviai o Vosso Espírito, e tudo será criado. E renovareis a face da Terra. Deus, que instruístes os corações dos Vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, façam que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da Sua consolação. Por Cristo, Senhor Nosso. Amém.

Leitura

O que o texto diz?

Leio e releio o texto de João 20,19-23

Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas, por medo dos judeus, as portas do lugar onde os discípulos se encontravam, Jesus entrou e, pondo-se no meio deles, disse: "A paz esteja convosco". Depois dessas palavras, mostrou-lhes as mãos e o lado. Então os discípulos se alegraram por verem o Senhor. Novamente, Jesus disse: "A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou, também eu vos envio". E, depois de ter dito isso, soprou sobre eles e disse: "Recebei o Espírito Santo. A quem perdoardes os pecados, eles lhes serão perdoados; a quem não os perdoardes, eles lhes serão retidos".

 Palavra da salvação.

 2º - Meditação

Nesta solenidade da festa de pentecostes, comemoramos com muito entusiasmo o nascimento da Igreja. Jesus nos garante a presença do Espírito para que a comunidade viva a paz e a reconciliação. Jesus entregou toda sua vida por nós. Ele foi para junto do Pai prometeu enviar-nos o Espírito Santo. A celebração de pentecostes cumpre-se a promessa de Jesus, os discípulos receberam a força do Espírito Santo e a graça dos dons de Deus. A presença de Jesus libertou-os de todo o medo, de toda insegurança e os encheu de um Espírito novo. Todos ficaram encorajados. Somos por fim, Igreja viva, sustentada e orientada pela ação do Espírito de Deus. O Dom de Deus em nós é uma dádiva que recebemos, e com eles somos chamados a enriquecer e fazer acontecer a paz, e ao mesmo tempo sermos canais da graça de Deus para a Igreja e para a Comunidade. É pelo Espírito Santo que nascemos para Deus. Através do Espírito de Cristo, somos configurados a Ele e nos empenhamos no caminho a fazermos o que o Jesus nos pede. "A quem perdoardes os pecados, eles lhes serão perdoados; a quem não os perdoardes, eles lhes serão retidos". Os pecados são perdoados à medida que o amor de Jesus vai se espalhando pelo mundo, em nossas vidas e em todo nosso ser, quando nos deixamos conduzir pelo Espírito Santo.

3º Oração

O que o texto me faz dizer a Deus?

Senhor Deus de bondade, assim como aparecestes ao discípulos que estavam amedrontados e trouxestes a eles a paz e serenidade com Sua presença, vem Senhor Jesus nos dar a Sua paz, sobretudo nesse tempo de pandemia onde o medo nos envolve, onde a insegurança é maior que nós mesmos, envia sobre nós, sobre todos os que estão em suas casas com as portas fechadas, envia o Espírito Santo de amor e fortalecidos por esse Espírito possamos superar as provações e dificuldades que esse tempo de crise nos traz. Que o mesmo Espírito venha sobre os profissionais de saúde e sobre os cientistas para que a cura da Covid 19 seja uma realidade entre a humanidade. Isso te pedimos por Cristo nosso Senhor. Amém.

 

4º Contemplação

Qual o meu novo olhar a partir da Palavra de Deus?

Os discípulos ficaram com medo. Nós também fazemos parte desse discipulado. Estamos nesse momento de pandemia vivendo a experiência dos discípulos em nossas casas. O que estamos fazendo para superarmos nossos medos. O que essa palavra de hoje provoca em minha vida, em sua vida, em nossa vida, em nossa família? Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra de Deus? Sintetize em uma palavra ou frase o que você  quer experimentar durante o dia, a semana a fim de viver e se sentir melhor.

Refrão Orante: Vem, vem, vem, vem Espírito Santo de amor. Vem a nós, traz a igreja  um  novo  vigor.

 Bênção

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém. Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém

-Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.

- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.



+ Leitura Orante


Instituto Nossa Senhora das Graças

Irmãs Gracianas

Por Maria tudo ao Salvador!

FAÇA SEU PEDIDO DE ORAÇÃO

Copyrights © MMXVI Irmãs Gracianas | Produzido e Hospedado por Actio Comunicação | Template by W3layouts | Acessar webmail