Home >> Artigos

Eu sou o pão da Vida

Ir. Luciana

Leitura Orante 12/08/18
Oração Inicial 
Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, o vosso Espírito, e tudo será criado; e renovareis a face da terra. Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com as luzes do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo Senhor nosso. Amém.

Refrão meditativo: Deixa-me ficar em paz Senhor, para escutar tua Palavra, no coração do teu silêncio deixa-me ficar em paz (2x).

João 6, 41-51
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo João
Naquele tempo, 41os judeus começaram a murmurar a respeito de Jesus, porque havia dito: "Eu sou o pão que desceu do céu". 42Eles comentavam: "Não é este Jesus o filho de José? Não conhecemos seu pai e sua mãe? Como então pode dizer que desceu do céu?" 43Jesus respondeu: "Não murmureis entre vós. 44Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o atrai. E eu o ressuscitarei no último dia. 45Está escrito nos profetas: `Todos serão discípulos de Deus´. Ora, todo aquele que escutou o Pai e por ele foi instruído vem a mim. 46Não que alguém já tenha visto o Pai. Só aquele que vem de junto de Deus viu o Pai. 47Em verdade, em verdade vos digo, quem crê possui a vida eterna. 48Eu sou o pão da vida. 49Os vossos pais comeram o maná no deserto e, no entanto, morreram. 50Eis aqui o pão que desce do céu: quem dele comer nunca morrerá.51Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é a minha carne dada para a vida do mundo". - Palavra da salvação.
Meditar a Palavra de Deus
No texto de hoje vemos que Jesus é a Boa Nova do Pai para recriar o mundo, recriar a partir da partilha, da acolhida e da vida nova proposta por Ele, vida esta que quebra muitos preconceitos e valoriza o ser humano em sua integridade. Jesus olha o ser humano por dentro, sem moralismo e sem legalismo e propõe o mesmo a seus discípulos. Porém sua proposta é rejeitada, causa espanto e murmuração em muitos, pois dizem: "Não é este Jesus o filho de José? Não conhecemos seu pai e sua mãe? Como então pode dizer que desceu do céu?" A rejeição vem junto à crítica, o deboche consequência de um coração endurecido e fechado ao novo. O escândalo está no fato de Jesus se apresentar como ser humano e dizer que é de origem divina. Jesus é pedra de tropeço para muita gente, pois sua humanidade leva vida nova, cura, dignidade para aqueles e aquelas rejeitados da sociedade. Nosso Deus optou pela humanidade, ninguém jamais viu Deus, quem nos revelou Deus foi o Filho Jesus. A origem humana de Jesus escandaliza a muitos, como pode um pobre, sem descendência de nobreza alguma ser quem diz que É? A tendência que o ser humano tem de desacreditar na competência de alguém pela sua aparência humana e condição social. O ser humano que habita em cada um transcende a toda expressão destorcida que a sociedade antiga e contemporânea cultua. Jesus viveu este preconceito, vemos no texto de hoje, e nos dias atuais a cena se repete, a "cultura" do ter e do poder infelizmente supera o dignidade humana, ou melhor, quer superar os valores do Reino. Porém assim como Jesus devemos testemunhar de onde viemos e para onde iremos, portanto os valores que apregoamos deve ser os valores do Evangelho sempre e em qualquer lugar.  Não importa a rejeição, a murmuração, a nós cristãos importa sim fazer à vontade do Pai.
    Contemplar a Palavra 
Contemplo o texto e os personagens mencionados pelo autor: Judeus, Jesus, seu pai José, mãe Maria, os profetas, discípulos, Deus, pais (antepassados) e todos contexto de discussão e rejeição dos judeus a Jesus e sua pregação. Me incluo na cena; onde ou a qual grupo pertenceria, dos discípulos ou dos judeus que rejeitam Jesus? Minha fé me faz incluir na comunidade cristã ou criticar a origem dos seguidores de Jesus? Ao contemplar o texto olho com autocrítica para mim mesma e para meu discipulado; sou capaz de defender Jesus, a Igreja, as pastorais, nossa liderança com voz e testemunho profético? Ou prefiro rejeitar, criticar ser apenas ouvinte da Palavra?
  Rezar a Palavra de Deus
O que texto me faz dizer a Deus? O que desejo agradecer? Louvar? Pedir? Ouço o coração no silêncio que a Palavra produz em mim.  Após ouvir meu coração, todo meu ser entoa o Salmo 33 "Provai e vede quão suave é o Senhor".
   Conservar a Palavra de Deus na vida 
Após minha oração pessoal e a provocação que ela me traz, que compromisso assumo a partir do texto rezado? Que mudança a Palavra me propõe?

  Benção Final 
O Senhor o abençoe e guarde! 
O Senhor lhe mostre seu rosto brilhante e tenha piedade de você! 
O Senhor lhe mostre seu rosto e lhe conceda a paz!' (Nm 6,24-27).
Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém.


Ir Luciana Márcia da Silva, mnsg
lumnsg@gmail.com
São Francisco do Guaporé-R



+ Leitura Orante


Instituto Nossa Senhora das Graças

Irmãs Gracianas

Por Maria tudo ao Salvador!

FAÇA SEU PEDIDO DE ORAÇÃO

Copyrights © MMXVI Irmãs Gracianas | Produzido e Hospedado por Actio Comunicação | Template by W3layouts | Acessar webmail