Home >> Artigos

Bem-aventurados

Ir. Zeli Dutra Garcia

As Bem-aventuranças - O rosto humano de Deus que se releva em nós.

 

 Evangelho de Mt 5,1-12a

 

Ler atentamente o texto bíblico

Querido irmão e irmã colaca-se na presença do Senhor com o coração aberto para meditar sua palavra e acolhe-la em sua vida. Invoque a luz do Espirito Santo e deixe que ele ilumine todo o seu ser.

- O Senhor esteja convosco.

- Ele está no meio de nós.

_ Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

- Glória a vós, Senhor.

 

Naquele tempo, 1vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e sentou-se. Os discípulos aproximaram-se, 2e Jesus começou a ensiná-los: 3"Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus. 4Bem-aventurados os aflitos, porque serão consolados 5Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra. 6 Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. 7Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. 8Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus. 9Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus. 10Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus. 11Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e, mentindo, disserem todo tipo de mal contra vós, por causa de mim. 12aAlegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus".

- Palavra da Salvação.

 

Jesus subiu a montanha e sentou-se e ali quando os discípulos se aproximam ele começa a ensiná-los.  A montanha é o lugar da oração. O subir a montanha é colocar-se na presença do Pai. É deixar que Ele fale ao coração. Jesus não ensina uma ideologia de vida aos seus discípulos. O que estava ensinando Ele vivenciava no dia a dia. Por isso que as palavras de Jesus tinham força e tocava profundamente ao coração daqueles que queriam trilhar um caminho diferente. As bem-aventuranças é uma proposta de vida que Jesus oferece ao ser humano, e quem as vive é feliz, bem aventurado mesmo diante das tribulações e das situações insanas da qual o ser humano é condenado a passar por causa do descaso e da injustiça humana. Bem aventurado é aquele que se coloca no caminho do Senhor e deixa que Ele conduza a sua vida de forma justa, honesta, misericordiosa, pacífica, mansa e pura, mostrando que é possível uma sociedade humanizada, que revela o verdadeiro rosto de Cristo.  

 

Deixar a Palavra falar-lhe ao coração

 

Vá repetindo silenciosamente em seu coração o versículo que mais lhe chamou a atenção. Deixa o Senhor falar ao seu coração. O que Ele está lhe falando através desta Palavra.

 

Diante dos apelos de Deus qual é a minha resposta?

Como estou vivenciando as bem aventuranças? Tenho sido misericordioso (a) para com o meu próximo? Tenho sido instrumento de Paz, de justiça, de mansidão? Tenho cultivado a pureza de coração?

Faça a sua oração, colocando-se inteiramente nas mãos de Deus para que Ele mostre o caminho que você precisa percorrer para fazer a vontade Dele.

 

O que vou levar para meu dia a dia?

Na simplicidade contemple a grandeza de Deus, seu jeito simples de nos falar e de nos ensinar.

Faça a sua oração de agradecimento espontaneamente ou reze um salmo que expressa seus sentimentos de louvor a Deus.

Benção

Deus nos abençoe e nos guarde!

 Mostre-nos a sua face e se compadeça de nós!

Volva seu olhar e nos dê a sua paz! Amém.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

 





+ Leitura Orante


Instituto Nossa Senhora das Graças

Irmãs Gracianas

Por Maria tudo ao Salvador!

FAÇA SEU PEDIDO DE ORAÇÃO

Copyrights © MMXVI Irmãs Gracianas | Produzido e Hospedado por Actio Comunicação | Template by W3layouts | Acessar webmail