Home >> Artigos

"E vós, quem dizeis que eu sou?" Mc 8,29

Ir. Valdinéia


1. Começo rezando: Senhor, tu que quisestes habitar nos corações simples e humildes, concede-me viver de tal modo que, com o desvelar-se dos tempos eu te reconheça e possa gozar da alegria de viver na tua Presença. Amém.

 

2. Leitura: leio com atenção- (Evangelho Marcos, 8, 27-35)

Naquele tempo, Jesus partiu com seus discípulos para os povoados de Cesaréia de Filipe. No caminho perguntou aos discípulos: "quem dizem os homens que eu sou?" Eles responderam: "Alguns dizem que tu és João Batista, outros que és Elias; outros ainda, que és um dos profetas". Então ele perguntou: "E vós, quem dizeis que eu sou?" Pedro respondeu: "Tu és o Messias".  Jesus proibiu-lhes severamente de falar a alguém a seu respeito. Em seguida, começou a ensiná-los, dizendo que o Filho do Homem devia sofrer muito e ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da lei; devia ser morto e ressuscitar depois de três dias. Ele dizia isso abertamente. Então Pedro tomou Jesus à parte e começou a repreendê-lo. Jesus voltou-se, olhou para os discípulos e repreendeu a Pedro dizendo: "Vai para longe de mim, satanás! Tu não pensas como Deus, e sim como os homens". Então chamou a multidão com seus discípulos e disse: "Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e me siga. Pois, quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la; mas quem perder a vida por causa de mim e do meu evangelho vai salvá-la".

 

3. Atualizando: O que o texto diz?

Mostra a cegueira de Pedro que ainda não entende o projeto de Jesus, pois, cada um espera à sua maneira, um Messias todo poderoso, um rei glorioso, sacerdote, guerreiro, profeta e juiz. Jamais imaginaram um Messias servo e sofredor como disse o profeta Isaías no capítulo 42. Jesus deixa Pedro espantado ao falar do sofrimento e da cruz, pois, também ele e os outros não compreenderam bem quem é Jesus. A pergunta de Jesus: "Quem dizem os homens que eu sou?" força os discípulos a fazer uma revisão de tudo o que ele realizou no meio do povo. E com a pertinente pergunta dirigida aos que estão com ele no caminho: "E vós, quem dizeis que eu sou?" Jesus busca absorver dos discípulos a compreensão deles sobre sua identidade e Missão nesta terra, pois, só assim se comprometerão com seu seguimento e proposta de vida.

4. Meditação: O que o texto diz para mim?

Faço parte de qual grupo: os de fora do caminho ou daqueles que estão no caminho com Jesus? Reconheço a presença de Jesus em minha vida e história? Quem é Ele para mim? O que significa tomar a cruz e segui-lo? Já arrisquei a vida por causa dele e do evangelho? Em quais circunstâncias? Tenho me comprometido com Ele?

5- Contemplação: O que o texto me leva a dizer a Deus?

Jesus, tu és o Cristo, o Filho de Deus. Fortalece-me a fé. Mas que Cristo és? Não aquele que me isenta das dificuldades do seguimento, do chão duro do discipulado na história. Ao contrário, és o Cristo que vai à minha frente, ensinando-me a fidelidade sustentada até às últimas conseqüências. Que seu Espírito me oriente e conduza até o fim. Amém.

 

Bênção 
Deus nos abençoe e nos guarde. Amém. 

Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém. 

Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém. 

Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém. 

                                                        Ir. Valdinéia Aparecida dos Santos, mnsg - Costa Marques-RO

 



+ Leitura Orante


Instituto Nossa Senhora das Graças

Irmãs Gracianas

Por Maria tudo ao Salvador!

FAÇA SEU PEDIDO DE ORAÇÃO

Copyrights © MMXVI Irmãs Gracianas | Produzido e Hospedado por Actio Comunicação | Template by W3layouts | Acessar webmail