Home >> Artigos

Há uma vinha plantada dentro de nós

Ir. Aparecida Mendes

         Evangelho - Mt 21,33-43

Arrendou a vinha a outros vinhateiros.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 21,33-43
Naquele tempo, Jesus disse aos sumos sacerdotes
e aos anciãos do povo:
33Escutai esta outra parábola:
Certo proprietário plantou uma vinha, pôs uma cerca em
volta, fez nela um lagar para esmagar as uvas
e construiu uma torre de guarda.
Depois arrendou-a a vinhateiros,
e viajou para o estrangeiro.
34Quando chegou o tempo da colheita,
o proprietário mandou seus empregados aos vinhateiros
para receber seus frutos.
35Os vinhateiros, porém, agarraram os empregados,
espancaram a um, mataram a outro,
e ao terceiro apedrejaram.
36O proprietário mandou de novo outros empregados,
em maior número do que os primeiros.
Mas eles os trataram da mesma forma.
37Finalmente, o proprietário, enviou-lhes o seu filho,
pensando: `Ao meu filho eles vão respeitar'.
38Os vinhateiros, porém, ao verem o filho, disseram entre
si: `Este é o herdeiro. Vinde, vamos matá-lo
e tomar posse da sua herança!'
39Então agarraram o filho,
jogaram-no para fora da vinha e o mataram.
40Pois bem, quando o dono da vinha voltar,
o que fará com esses vinhateiros?'
41Os sumos sacerdotes e os anciãos do povo responderam:
'Com certeza mandará matar de modo violento esses
perversos e arrendará a vinha a outros vinhateiros,
que lhe entregarão os frutos no tempo certo.'
42Então Jesus lhes disse:
'Vós nunca lestes nas Escrituras:
`a pedra que os construtores rejeitaram
tornou-se a pedra angular;
isto foi feito pelo Senhor
e é maravilhoso aos nossos olhos'?
43Por isso eu vos digo:
o Reino de Deus vos será tirado
e será entregue a um povo que produzirá frutos.
Palavra da Salvação.



 

Escutai esta parábola: "Certo proprietário plantou uma vinha, pôs uma cerca em volta, fez nela um lagar para esmagar as uvas e construiu uma torre de guarda."

 

Texto Bíblico: Mateus 21,33-43

 

Senhor meu Deus, eu vos peço neste momento a luz do teu Espírito que me faz conhecer a verdade, o amor e a tua infinita misericórdia. Ajuda-me a rezar com a vossa palavra tantas vinhas plantadas, fazei que direcionados por Deus sejamos também fecundos na construção do teu Reino.  

1 - O que diz o texto?

A parábola apresentada no Evangelho desde Domingo nos convida a refletir sobre diversos temas: a ingratidão, a indiferença, a responsabilidade, etc. Também nos convoca a meditá-la em diversas perspectivas: pessoal, social, cultural, política e religiosa, moral etc. Não importa qual seja a perspectiva escolhida; um fato é verdadeiro. Deus nos coloca como parceiros trabalhando em sua vinha para que ela possa produzir abundantes frutos de paz, justiça, amor fraternidade. As videiras da vinha representam as pessoas. O povo de Deus é a vinha do Senhor, o qual dela cuida com amor e carinho e espera que os dirigentes a tratem da mesma forma. Quando a vinha é amada e cuidada com dedicação, produz abundantes frutos. Enquanto comunidade cristã dos filhos e filhas de Deus somos convidados a não decepcionar as expectativas de Deus, que  aguarda resultados da nossa parte. Não podemos ser uma Igreja estéril, que cala os profetas ou os joga fora da vinha. A vinha interior é plantada por Deus em função da vida; por isso ela é sagrada e é lugar de contemplação e encontro íntimo com o Criador.

 

2 - O que o texto diz para mim?

Como Igreja povo de Deus precisamos caminhar pela vinha do Senhor, enfrentando a realidade do nosso tempo com muita ousadia e determinação. Se Deus é por nós quem será contra nós? Estamos no mês de Outubro tempo em que a Igreja volta  um olhar especial para todos os Missionários espalhados pelo mundo na vinha do Senhor. Não somos donos desta vinha, mas Deus nos confiou uma grande missão de sermos bons administradores. Somos todos responsáveis por cuidar deste mundo maravilhoso que Deus criou, vinha do Senhor e nossa Casa Comum.

 

3 - O que a Palavra me leva a experimentar?

Diante desta palavra Jesus nos faz experimentar os sinais do teu Reino. As atitudes que não são cabíveis aos ensinamentos de Jesus pode tornar a vinha estéril, sem vida. Há uma vinha plantada denro de nós pelas mãos do proprietário. Ele nos confiou uma grande missão. Não podemos parar no meio do caminho. Experimentamos a fragilidade humana, mas Deus nos aponta sinais da sua eterna e profunda misericórdia. Quantas vezes somos ingratos, não cuidamos bem das coisas do Senhor. Mesmo assim Ele não cansa de esperar de chamar trabalhadores para sua vinha.

 

4 - Qual o meu novo olhar partir da Palavra?

 

Deixe o Espírito de Deus passar pela vinha interior de nossas vidas. A vinha é o lugar no qual não só existimos e revelamos nossa verdadeira identidade, mas onde somos chamados a uma plenitude de vida, em aliança e comunhão com Deus e com todos. A vinha com as uvas aponta para a vida abundante cheia do vinho novo da alegria no Espírito Santo. A vinha é um símbolo das bênçãos do amor de Deus por nós. Somos convidados a fazer valer os talentos que Deus nos deu, assumindo a vocação com muita paixão e ousadia, na construção do Reino de Deus. Obrigada Senhor por me inspirar na meditação, oração e contemplação do mistério profundo da tua palavra. 

 

 



+ Leitura Orante


Instituto Nossa Senhora das Graças

Irmãs Gracianas

Por Maria tudo ao Salvador!

FAÇA SEU PEDIDO DE ORAÇÃO

Copyrights © MMXVI Irmãs Gracianas | Produzido e Hospedado por Actio Comunicação | Template by W3layouts | Acessar webmail