Home >> Artigos

A ilusão deste mundo é muito passageira.

Ir. Maria Aparecida Mendes, mnsg


Evangelho - Lucas 12,13-21

Naquele tempo: 13. Alguém, do meio da multidão, disse a Jesus: "Mestre, dize ao meu irmão que reparta a herança comigo." 14. Jesus respondeu: "Homem, quem me encarregou de julgar ou de dividir vossos bens?" 15. E disse-lhes: "Atenção! Tomai cuidado contra todo tipo de ganância, porque, mesmo que alguém tenha muitas coisas, a vida de um homem não consiste na abundância de bens." 16. E contou-lhes uma parábola: "A terra de um homem rico deu uma grande colheita. 17. Ele pensava consigo mesmo: "O que vou fazer"? Não tenho onde guardar minha colheita". 18. Então resolveu: "Já sei o que fazer! Vou derrubar meus celeiros e construir maiores; neles vou guardar todo o meu trigo, junto com os meus bens. 19. Então poderei dizer a mim mesmo: Meu caro, tu tens uma boa reserva para muitos anos. Descansa, come, bebe, aproveita!"20. Mas Deus lhe disse: "Louco! Ainda nesta noite, pedirão de volta a tua vida. E para quem ficará o que tu acumulaste?" 21. Assim acontece com quem ajunta tesouros para si mesmo, mas não é rico diante de Deus."

Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.

1- Começo com a oração:

Jesus, Divino Mestre, eu vos peço neste momento a luz do teu Espirito Santo, para que eu possa realizar minha oração com fé, esperança e caridade. Numa cruz entregou todo sua vida para a salvação do mundo, e nos deu vida nova. Dai-nos a docilidade do Espirito santo, e nos renova com a vossa graça e toda paz. Tornai-nos fecundos no amor, a uma entrega sem reservas para o bem dos nossos irmãos e irmãs que caminham conosco.

2- Silenciosamente leio o texto observo os acontecimentos.

A falta de partilha é o grande dilema da sociedade moderna. Poucos se fartando, muitos sofrendo na fome e na miséria. O homem da parábola pensa no que fazer com colheita abundante. A decisão egoísta o leva a construir grande armazém, para guardá-la somente para si. Pois, quando a ganância toma conta do coração, não há como repartir a herança com equidade e paz. O evangelho de hoje traz a resposta de Jesus à pessoa que lhe pediu para ser mediador na repartição de uma herança.

3- O que diz o texto?

A ganância, o egoísmo, escraviza o ser humano, fazendo-o esquecer do criador. Na parábola o homem insensato pensa que seus dias estão garantidos, para viver e gozar a vida, mas esquece-se que a morte é eminente. O mais importante nesta vida não é se enriquecer, mais acima de tudo amar e buscar as coisas de Deus. Cada dia passamos por momentos fortes de muitas experiências para nos aproximar mais de Deus. A ilusão deste mundo é muito passageira. Por tanto somos chamados a viver com gratidão as maravilhas e tantas oportunidades que Deus concede a cada instante.

3- O que o texto diz para mim?

O importante é ser rico para Deus, através da justiça, da partilha e solidariedade para com o próximo. Quem só busca o ter e esquece o ser perde tudo. O valor de uma vida não consiste em ter muitas coisas, mas sim em ser rico para Deus. O homem só pensa em acumular riquezas para garantir-se uma vida despreocupada. Que importância dou e como posso tornar-me rico aos olhos de Deus? Como é a minha relação com os bens materiais e o dinheiro? Nas minhas prioridades que lugar dou à procura e acumulação de riquezas?

4- O que a Palavra me leva a dizer a Deus?

Agradeço a Deus pela oportunidade que me deste para conhecer e refletir mais a sua mensagem, por iluminar a minha mente, fortalecer o meu coração e todo o meu ser na escuta e meditação da Palavra que liberta e salva. Encerro com o mantra. Deus está em mim (bis). Meu coração é pleno de amor. Amém!

Bênção

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém. Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém

-Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.

- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.


São Domingos- RO



+ Leitura Orante


Instituto Nossa Senhora das Graças

Irmãs Gracianas

Por Maria tudo ao Salvador!

FAÇA SEU PEDIDO DE ORAÇÃO

Copyrights © MMXVI Irmãs Gracianas | Produzido e Hospedado por Actio Comunicação | Template by W3layouts | Acessar webmail